• Matéria: Pedagogia
  • Autor: andreymaia43
  • Perguntado 3 anos atrás

Analise o excerto a seguir:

Para o indígena o processo educativo jesuítico esteve inseparavelmente ligado ao processo de aculturação, perdendo o seu referencial cultural por ser visto como um papel em branco, podendo ser redigido dentro dos moldes da civilização ocidental cristã.
Os jesuítas combinavam a catequese e o ensino em suas práticas, ou seja, à aprendizagem de seus trabalhos. Porém, o processo acontecia com uma distinta divisão social, sendo a catequese direcionada aos indígenas, praticada nos aldeamentos, e a educação à elite, ensinada nos colégios religiosos.

ALMEIDA, Wilson Ricardo Antoniassi de. A educação jesuítica no Brasil e seu legado para educação da atualidade. Revista Grifos, - N. 36/37 - 2014. 


ALTERNATIVAS


a) Os jesuítas atuavam apenas na catequização dos nativos.

b) A pedagogia jesuítica hoje é considerada uma pedagogia moderna.

c) A atuação jesuítica se deu na transição do Império para a Monarquia.

d) Os povos nativos brasileiros já praticavam educação formal antes da chegada dos jesuítas.

e) A partir do momento em que os jesuítas foram expulsos do Brasil, passamos a ter as chamadas escolas régias. ​

Respostas

respondido por: viniciusrm19
3

A educação jesuítica no Brasil foi marcada pela catequese indígena, de forma que os jesuítas utilizavam-se deste método de ensino para promover a cultura ocidental sobre os índios (Alternativa E).

Catequese Indígena e Escolas Régias

A catequese indígena representou a forma pela qual os indígenas foram aculturados e lecionados, ao mesmo tempo em que eram impedidos de exercer qualquer tipo de tradição cultural. Quando os jesuítas foram expulsos, as escolas régias foram implementadas, representando um novo tipo de educação, mais descentralizada.

Mais sobre catequese indígena: brainly.com.br/tarefa/29037827

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares