• Matéria: História
  • Autor: edumily45
  • Perguntado 3 anos atrás

1,O que levou a coroa portuguesa a impor uma politica de aperto fiscal?
2,Quais os paises que a rivalidade entre eles caracterizou o século XVIII ?
3,RESPONDA
a,Fale sobre a disputa entre a França e a Inglaterra.
b,De qual pais os portugueses vinham se aproximando?
4,O que foi o tratado de Methuem?
5,Qual foi o resultado dos vários tratados feitos entre Inglaterra e Portugal?
6,Responda
a,Qual o objetivo das medidas pombalinas?
b,Descreva 3 medidas pombalinas?
7,Responda
a,O Que e exploração aurífera?
b,O que foi a lei da derrama?
8,Fale sobre a Conjuração mineira!
9,Fale sobre Tiradentes?
10,Responda
a,Qual o outro nome dado a Conjuração baiana?
b,Cite as principais propostas da conjuração baiana?

Respostas

respondido por: karinacampossh
0

1)A coroa portuguesa impôs uma política de aperto fiscal na chegada do esclarecido Marquês de Pombal. Compreendeu-se na época como uma consequência dos problemas econômicos vividos por Portugal que sofriam  em relação à Inglaterra com a dependência econômica, a perda de áreas coloniais e a queda da exploração aurífera no Brasil.

2)Elementos do pensamento iluminista culminaram no século XVIII, Ocorreram as revoluções americana, francesa e haitiana. Se expandiram em escala global o comércio de escravos e o tráfico de pessoas. Desafiando a legitimidade das estruturas de poder (monárquicas e aristocráticas),  as revoluções começaram a incluir as estruturas e crenças que apoiavam o comércio de escravos.

3)A disputa entre a França e a Inglaterra foi chamada de "A Guerra dos Cem Anos"  ocorreu entre 1337 e 1453. Aproveitando o vácuo de poder na França, os ingleses se aproveitaram para invadir seu território, controlando o comércio de Flandres. Neste tempo o tratado de Methuen aproximou Portugal e Inglaterra.

4)Um acordo comercial e militar, o Tratado de Methuen. também conhecido por tratado de Panos e Vinhos, foi assinado entre Portugal e Inglaterra no ano de 1703 e durou até 1836.

5)Os resultados e os principais beneficiados pelo tratado, foram os ingleses, tendo facilitada a entrada de seus produtos industrializados em Portugal, tendo também a compra em baixo custo do vinho português. Com um olhar no aspecto militar, durante a sucessão do trono espanhol o tratado aproximou a Inglaterra de Portugal, que apoiou a luta contra a Espanha.

6)O objetivo das medidas pombalinas em relação à colônia brasileira, foi modernizar a administração pública do país e ampliar ao máximo os lucros provenientes da exploração colonial.

Citando algumas das medidas pombalinas, podemos falar sobre a decisão em vista da ampliação dos lucros retirados da exploração colonial em terras brasileiras; O incentivo ao desenvolvimento de uma indústria nacional tendo em vista a diminuição da dependência econômica do país e a criação de várias companhias de comércio incumbidas de dar maior fluxo às transações comerciais entre a colônia e a metrópole.

7)Exploração aurífera é a procura por ouro e pedras preciosas.

A lei da derrama foi dispositivo fiscal aplicado em MG a fim de assegurar o piso de 100 arrobas anuais na arrecadação da retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas ou pepitas que eram direcionadas diretamente à Coroa Portuguesa

8) A Conjuração mineira caracterizou-se pela a revolta, republicano e separatista, sendo organizada pela elite socioeconômica de MG contra o domínio português.

9)Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi um dos líderes da Inconfidência Mineira que tinha como objetivo proclamar como uma República independente a capitania de MG .

Conjuração dos Alfaiates

Podemos chamar de Conjuração dos Alfaiates,  a  conhecida Conjuração Baiana. Descoberta pelas autoridades locais em 1798 foi uma conspiração, que aconteceu na cidade de Salvador. As suas principais propostas foram:

  • o domínio português sobre o Brasil,
  • a escravidão
  • a crise social
  • a crise econômica da Bahia

Entenda mais sobre o século XVIII aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10620268

#SPJ1

Perguntas similares