Comentem sobre o primeiro sistema de alerta de doenças desenvolvido no Brasil. Qual o nome do sistema e qual cultura fazia a previsão? E como é o funcionamento desse sistema? Este sistema é confiável? Explique.
Para a previsão de doenças na cultura da soja, entre outras, são utilizados três sistemas de previsão, sendo Sistema de alerta da Embrapa Soja, Consórcio antiferrugem e Agroalerta. Em quais características estão baseadas a funcionalidade destes sistemas? Quais as vantagens no uso dos sistemas de previsão de doenças?
Respostas
Baseado no sistema de alertas para doenças em plantas responda os seguintes indagamentos:
1) O primeiro sistema de alertas para doenças implementado no Brasil foi a "Estações de Avisos Fitossanitários para o controle da SDM" em 1981, Santa Catarina com objetivo de monitorar as culturas das macieiras.
2) A princípio o funcionamento se dava através de um sistema de avisos fitossanitários para a sarna da macieira (V. inaequalis) e monitoramento de mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus) em 1982 nos municípios de Fraiburgo e São Joaquim.
3) Desde a primeira implantação, a Embrapa emite avisos fitossanitários, seja através de alertas escritos enviados aos produtores e responsáveis técnicos, via aplicativos, sites, mensagens em celulares e comunidades especializadas. Nestes avisos são informados para risco de infecção por alguma doença e/ou a necessidade de tratamento fitossanitário dos pomares. O SAP associados com a previsão meteorológica, monitora a ejeção de ascósporos dos fitopatógenos com auxílio de armadilhas. Outra grande ferramenta atual é a previsão de epidemias. Uma associação à matemática que prevê e auxilia no manejo de doenças. Isso porque a matemática do progresso de doenças tem amadurecido ao ponto de se tornar um poderoso e respeitado componente da epidemiologia quantitativa.
4) As práticas de manejo integrado de doenças (MID) tem o papel de monitorar, controlando o uso químico, para se alcançar melhores performances, com menor custo de produção e baixo impacto ambiental. A possibilidade de se utilizarem os serviços meteorológicos como entrada de dados permitirá uma estimativa mais exata de variáveis importantes que provocam ou facilitam o aparecimento de doenças, tais como precipitação, umidade relativa e temperatura do ar.
Sistema de Aviso de Doenças (SAD)
Dispositivo programado para identificar a possível ocorrência de doenças em plantações. A tecnologia funciona com base em variáveis ambientais, como chuva e temperatura, e possui um nível de controle para prever se pulverizações deverão ocorrer.
Assim o agricultor não precisa utilizar de substâncias o tempo todo, o que aumenta a sustentabilidade ambiental e financeira, além de maior segurança alimentar para os consumidores
Aprenda mais sobre pragas na lavouras de soja aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52176929
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,...,.,.,,,,.......