Que tipo de relação pode-se estabelecer entre a concepção de sociedade de Locke, exposta no texto, e as sociedades modernas atuais?
Respostas
Resposta:
Resumo
O objetivo deste texto é cotejar as concepções de liberdade natural e de liberdade civil de John Locke e de Algernon Sidney. Se ambos escreveram seus tratados em resposta ao panfleto de Robert Filmer, Patriarcha, or the naturall power of kings defended against the unnatural liberty of the people, com críticas muito parecidas, as concepções de liberdade apresentadas, apesar das semelhanças, revelam nuanças significativas, com relevantes implicações em alguns casos, como na possibilidade de o governo deter a prerrogativa de agir em casos não previstos pelas leis civis ou de maneira contrária às leis civis, em situações de emergência. A intenção é mostrar que essas diferenças resultam em duas perspectivas distintas de pensar a relação entre governo e lei civil.
Podemos perceber no texto ideias como o direito à propriedade privada, a livre concorrência, acumulação de riqueza como direito natural e um Estado que garanta esses direitos. Essas ideias contribuíram para a formação das sociedades capitalistas atuais.
John Locke
Locke elaborou críticas ao absolutismo e ao direito divino. Defendia um modelo político de governo baseado no contrato civil. Ele elabora o papel da lei de natureza, que baseia seu pensamento em defesa da liberdade e da igualdade. O Estado deveria garantir esses direitos e as leis estabelecidas pelo pacto da comunidade.
A defesa pelo direito à propriedade privada e riqueza era de interesse da burguesia, e essas ideias foram pautas das revoluções liberais que consolidaram o poder da burguesia e o avanço do capitalismo.
Leia mais sobre Locke: https://brainly.com.br/tarefa/6655185
#SPJ2