O citado princípio é também chamado pela doutrina alemã de proibição do excesso. Esse enunciado refere-se ao princípio da(o): a) princípio da isonomia. B) princípio da razoabilidade.

Respostas

respondido por: RayanaSE
0

O princípio da proporcionalidade teria se desenvolvido no Tribunal Constitucional Alemão a partir da ressalva constitucional do Estado de Direito, absorvido no Brasil como Estado Democrático de Direito.

Desta forma, o Estado, na sua atuação, deve respeitar os direitos fundamentais dos cidadãos, o ordenamento jurídico, jamais agindo com excessos, de forma arbitrária.

Resposta: Letra D, proporcionalidade.

Princípio da proporcionalidade

O principal objetivo do princípio da proporcionalidade é equilibrar os direitos individuais com as aspirações sociais.

Este princípio, amplamente adotado na jurisprudência alemã do pós-guerra, afirma que nenhuma garantia constitucional tem o valor mais alto e absoluto para eliminar outra garantia de igual valor e grau.

No campo da administração, a proporcionalidade, é um importante princípio constitucional que limita a atuação e a discricionariedade do poder público, e em especial proíbe a administração pública de atos excessivos ou inúteis, desfavoráveis, desarrazoados e sem proporcionalidade legítima.

Para mais informações sobre os princípios da Administração Pública, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/52771194

#SPJ4

Perguntas similares