Qual é a função da moeda, segundo a análise clássica, para a determinação do emprego, do produto real, do nível de preços e da taxa de juros? (explique teórica e graficamente).
Respostas
Segundo a análise clássica qual a função da moeda frente ao emprego, produto real, preços e taxas de juros?
A moeda tem três funções:
- reserva de valor
- meio de troca
- manter o valor dos ativos.
Essas três funções trabalham para que a moeda daquele país retenha valor ao longo do tempo. O governo trabalha em estratégias de conter a inflação assim como a oferta de moedas (notas) no mercado.
Para entender como isso funciona é necessário compreender a lógica do oferta e procura. Ex: se temos muitos carros de um modelo X disponíveis, seu preço vai cair pela concorrência. Agora pense em um item muito raro, um quadro por exemplo, por ser único, super valoriza.
A valorização da moeda aumenta o poder de compra, já quedas nos preços, melhores condições de vida.
Para o mercado de trabalho no modelo clássico, quando se há valorização da moeda, baixa inflação, lembrando que são razões inversas, o poder de compra daquele trabalhador sobe. Por isso quanto mais elevado o salário real, um maior número de trabalhadores interessados teremos.
Por fim quanto mais valorizada a moeda e poder de compra tem determinado emprego, melhor gira a economia e melhor valor agregado terá o produto.
O banco central dos países são os responsáveis por acompanhar o desempenho monetário. Esse se faz baseado em indicadores variados, que trazem informações relevantes sobre a moeda e os preços.
São necessários vários indicadores, visto que alguns deles variam com o tempo.
Aprenda mais sobre sobre moeda aqui: https://brainly.com.br/tarefa
#SPJ4