Mendel cruzou plantas puras de ervilha com flores vermelhas e plantas puras com flores brancas, e observou que todos os descendentes tinham flores vermelhas. Nesse caso, mendel chamou a cor vermelha de dominante e a cor branca de recessiva. A explicação oferecida por ele para esses resultados era a de que as plantas de flores vermelhas da geração inicial (p) possuíam dois fatores dominantes iguais para essa característica (vv), e as plantas de flores brancas possuíam dois fatores recessivos iguais (vv). Todos os descendentes desse cruzamento, a primeira geração de filhos (f1), tinham um fator de cada progenitor e eram vv, combinação que assegura a cor vermelha nas flores. Tomando-se um grupo de plantas cujas flores são vermelhas, como distinguir aquelas que são vv das que são vv?.
Respostas
Com base no experimento de Mendel e nos grupos de plantas, é possível distinguir as que são Vv das que são VV através do cruzamento das plantas recessivas de flores brancas, dado que as plantas VV só podem produzir descendentes de flores vermelhas, enquanto as com genes Vv podem produzir descendentes de flores brancas.
Características do Experimento de Mendel
A cor de flores em ervilhas são codificadas por dois alelos, v recessivo para flor branca e v dominante para vermelha. O alelo V é dominante sobre v por isso em casos de alelo Vv é de se esperar que a cor vermelha se sobressaia. Para descobrir se uma flor é homozigótica (VV) ou héterozigótica (Vv) deve apensar se cruzar com uma flor branca que possui o alelo recessivo (vv). Se só surgirem descendentes vermelho a flor vermelha parental é homozigótica, se aparecer flores brancas é heterozigótica.
Aprenda mais sobre o Experimento de Mendel aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/14845229
#SPJ4