• Matéria: História
  • Autor: deboraaro12
  • Perguntado 3 anos atrás

1- Conceituar etnocentrismo, a xenofobia, a escravidão, o fundamentalismo religioso, intolerancia.

Respostas

respondido por: Futurístico
3

Vamos lá.

Etnocentrismo é o ideal de que um grupo étinico tem mais valor do que outro. Étnico, vem de "etnia", que por sua vez, são características socio-culturais: raça, credo, língua, costumes, etc.

Xenofobia trata-se da repulsa à imigrantes ou de outros países ou simplesmente de pessoas de outras nacionalidades que estão à visita. É a repulsa por pessoas que vêm de outros países. Atualmente, tem muito se utilizado o termo numa escola nacional, que é quando pessoas de alguns estados ou regiões vão para outras num mesmo país (no caso, no Brasil). No entanto, o primeiro conceito ainda é a mais correto, apesar do segundo ter caído no uso popular.

Escravidão é a utilização de mão de obra humana sem remuneração sob condições de exploração.

Fundamentalismo referere-se à aplicação rígida de ideias e princípios de uma corrente ideológica, religiosa, econômica, filosófica, etc. Normalmente, essas ideias estão contidas em algum livro ou documento publicados por indivíduos importantes a essas correntes. O fundamentalismo, como dito, é a aplicação rígidas e literal dessas ideias. Então, um fundamentalismo religioso é a aplicação rígida dos princípios religiosos. Um católico fundamentalista, por exemplo, é um católico que segue a risca a Bíblia e as ideias católicas.

Intolerância é a repulsa, refletida em comportamento hostil, ao que é diferente: tais como, etnia, costumes, raça, credo, nacionalidade, etc.

Perguntas similares