• Matéria: História
  • Autor: valdirnapoleao
  • Perguntado 3 anos atrás

Sobre a estrutura social e econômica dos engenhos coloniais no Brasil, marque a opção certa:
A) A escravidão era a forma de trabalho predominante, fazendo com que não houvesse qualquer divisão técnica do trabalho.
B) As etapas de produção do açúcar eram acompanhadas por supervisores e feitores. Devido a casos de resistência e sabotagem, os escravos mais rebeldes não eram selecionados para trabalharem tarefas especializadas.
C) Os engenhos mantinham uma divisão do trabalho muito desenvolvida, com escravos realizando tarefas simples e homens livres realizando atividades que exigiam maior conhecimento técnico.
D) Apesar de uma certa divisão do trabalho ser estabelecida nos engenhos, geralmente os homens livres se ocupavam das tarefas menos importantes e mais simples, em que se exigia somente a força física.

Respostas

respondido por: insadeiro2000
0

Resposta:

C

Explicação:

eu marcaria a c.

Fiquei em duvida entre b e c, mas acho a c mais coesa.


insadeiro2000: vi isso na net:
A principal pessoa que gerenciava e ditava o ritmo da produção no engenho era conhecida como feitor-mor e sua tarefa era administrar o engenho para o senhor de engenho, dono da produção. Outro ofício bastante importante era o mestre de açúcar, que controlava o trabalho de beneficiamento do açúcar.
Perguntas similares