5. Tendo em vista o que estudamos em nossas aulas, a contabilidade está inserida em nosso cotidiano, de forma a ouvir dizer por aí que todo e qualquer estabelecimento comercial precisa de um contador. Sendo assim, julgue os itens abaixo como corretos (C) ou incorretos (I).
I A contabilidade, ao contrário do que muitos pensam, já foi objeto apenas de geração de guias de impostos e informações sem muita preocupação de planejamento ou de continuidade das atividades empresariais.
II Dado a evolução e dinamismo do mercado, podemos afirmar que a cada dia a contabilidade está desempenhando um papel menos próximo dos seus usuários, gerando informações que sirvam de auxílio nos processos decisórios, que estão consideravelmente mais complexos e exigem procedimentos mais ágeis dos empresários e consequentemente da contabilidade.
III A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. C, C, I.
b. I, C, I.
c. I, C, C.
d. C, I, I.
e. C, I, C.
Respostas
Resposta: e. C, I, C.
Explicação:
I) Correta
A contabilidade, ao contrário do que muitos pensam, já foi objeto apenas de geração de guias de impostos e informações sem muita preocupação de planejamento ou de continuidade das atividades empresariais.
II) Incorreta
Dado a evolução e dinamismo do mercado, podemos afirmar que a cada dia a contabilidade está desempenhando um papel (mais e não menos) próximo dos seus usuários, gerando informações que sirvam de auxílio nos processos decisórios, que estão consideravelmente mais complexos e exigem procedimentos mais ágeis dos empresários e consequentemente da contabilidade.
III) Correta
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo, o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.