Respostas
Resposta:
1. Estrutura que comanda uma célula eucariótica.
O seu núcleo é o responsável pelo controle de todas as atividades da célula. Vale lembrar também que a presença do núcleo é uma das diferenças mais marcantes entre a célula eucarionte e a procarionte.
2. Nome do envoltório nuclear.
O envoltório nuclear é também conhecido como carioteca e faz parte do revestimento do núcleo. A carioteca reveste o núcleo e possui 2 membranas (usada para separar o que existe dentro do núcleo e o que existe dentro do citoplasma). A membrana externa apresenta o retículo endoplasmático granuloso com ribossomos indexados.
3. Número de cromossomos dos seres humanos.
Os seres humanos têm 46 cromossomos (ou 23 pares, que é o mesmo que 46 cromossomos. 23 x 2 = 46. 23 cromossomos serão herdados do pai e 23 herdados da mãe). Existem as células, os núcleos, os cromossomos, o DNA e os genes. O cromossomo é formado por DNA (quando os filamentos de DNA se enrolam, os cromossomos são formados). O DNA é formado por vários segmentos e esses segmentos são chamados de genes. Os genes são os segmentos do DNA e apresentaram informações de todas as características do corpo.
4. Como são chamadas as células sexuais.
São chamadas de Gametas. Os animais e plantas realizam a reprodução sexual e produzem gametas. Existem muitos tipos diferentes de gametas das plantas e o gameta masculino se difere do feminino. Para os animais, o gameta masculino é chamado de espermatozoide e o feminino é chamado de ovócito secundário (também conhecido como óvulo).
5. Conjunto de características dos cromossomos.
O conjunto de características são definidos a partir do cariótipo. Cada espécie possui o seu próprio cariótipo e esse apresenta informações como a forma, o tamanho e o número de cromossomos de espécie para espécie. A cariotipagem é um processo e ele permite analisar os cariótipos de indivíduos buscando alguma anomalia. A síndrome de Down, por exemplo, é resultado de uma alteração genética (cada par de cromossomo apresenta 2 cromossomos e o ser humano possui 23 pares numerados como 1° par, 2° par, …, 23° par. Acontece que em um paciente com síndrome de Down o 21° par apresenta uma anomalia. Em vez de ter 2 cromossomos, o mesmo possui 3).
6. Estrutura do núcleo constituído de DNA, RNA e proteínas.
A estrutura do núcleo contém o material genético da célula e através do núcleo todas as funções celulares são comandadas. O núcleo é formado pela carioteca, nucleoplasma, cromatina/cromossomos e nucléolo.
7. Solução aquosa que preenche o interior do núcleo.
A solução aquosa é chamada de nucleoplasma.
8. Nome dado ao material genético no núcleo.
O material genético é chamado de cromatina.
9. Células que permitem o crescimento do organismo.
Os seres vivos crescem a partir do aumento do volume ou do número de células (nos organismos unicelulares ocorre pelo aumento do volume, nos humanos ocorre pelo aumento do número). Algumas células no organismo humano estão em constante multiplicação como as células da epiderme e da medula óssea, porém algumas células como os neurônios, células musculares e hemácias não se dividem.
10. Cromossomos com forma e tamanho similares entre si.
Os cromossomos podem ser divididos em 4 tipos: Metacêntrico, Acrocêntrico, Telocêntrico e Submetacêntrico (a localização do centrômero é o critério usado na classificação). O cromossomo metacêntrico possui a forma e o tamanho similar.
11. Gameta masculino.
Nos animais é chamado de espermatozoide, já nas plantas existem diversos tipos diferentes de gameta. Nas briófitas o gameta masculino é chamado de anterozoide.
12. Gameta feminino.
Nos animais é chamado de ovócito, já nas plantas existem diversos tipos diferentes de gameta. Nas briófitas o gameta feminino é chamado de oosfera.
13. Número de pares de cromossomos há o cariótipo da espécie humana.
São 23 pares de cromossomos.
14. Divisão equatorial.
Na metáfase os cromossomos ficam localizados no meio da célula, formando assim a placa equatorial, pois se encontram no plano equatorial. Na anáfase as cromátides serão divididas longitudinalmente para os pólos.
15. Fase da mitose onde os cromossomos se condensam.
É chamada de prófase.
16. É chamada de metáfase.
17. É na anáfase que se inicia a separação das cromátides-irmãs. No momento da separação, as mesmas vão para os pólos opostos da célula.
18. É no final da telófase que ocorre a separação da célula.
19. É a divisão encontrada no tipo meiose.
20. É chamada de prófase I. As etapas da prófase I são: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.
21. É chamada de metáfase I.
22. É chamada de anáfase I.
23. É chamada de telófase I.
24. É chamada de prófase II.
25. É chamada de metáfase II.
26. É chamada de anáfase II.
27. É chamada de telófase II.
28. É na interfase que ocorre o crescimento da célula. A Intérfase é dividida em 3 etapas (chamadas de G1, S e G2).
29. É na etapa S que ocorre a síntese/duplicação do DNA.
30. É na etapa G2 da interfase.
Boa sorte!