Observando as demonstrações contábeis apresentadas, identifique quais contas são diferentes entre as entidades que pertencem ao segundo e terceiro setores e por qual motivo isso acontece.
Respostas
Resposta:
Devido ao fato de as organizações que compõem o terceiro setor não visarem ao lucro, o lucro para essas organizações não existe; o que na realidade existe é um resultado positivo ou negativo, que corresponde, respectivamente, a superávit ou déficit, pois, para sobreviverem e manterem suas atividades, elas necessitam de dinheiro, isto é, de recursos financeiros. Assim, o resultado positivo não é destinado aos detentores do patrimônio liquido; esse valor deverá ser reaplicado integralmente em seus programas e atividades institucionais, não sendo permitida a distribuição entre os dirigentes e associados. Desta forma, analisando as demonstrações contábeis, verifica-se que as principais contas que tiveram suas nomenclaturas alteradas referem-se ao lucro e ao prejuízo, que passam a ser chamados de superávit e déficit, na demonstração de resultados. No balanço patrimonial, o capital social é considerado patrimônio social, pois o objetivo principal dessas entidades é social; além disso, não se tem divisão do patrimônio liquido.
Explicação:
Resposta: Devido ao fato de as organizações que compõem o terceiro setor não visarem ao lucro, o lucro para essas organizações não existe; o que na realidade existe é um resultado positivo ou negativo, que corresponde, respectivamente, a superávit ou déficit, pois, para sobreviverem e manterem suas atividades, elas necessitam de dinheiro, isto é, de recursos financeiros. Assim, o resultado positivo não é destinado aos detentores do patrimônio líquido; esse valor deverá ser reaplicado integralmente em seus programas e atividades institucionais, não sendo permitida a distribuição entre os dirigentes e associados. Desta forma, analisando as demonstrações contábeis, verifica-se que as principais contas que tiveram suas nomenclaturas alteradas referem-se ao lucro e ao prejuízo, que passam a ser chamados de superávit e déficit, na demonstração de resultados. No balanço patrimonial, o capital social é considerado patrimônio social, pois o objetivo principal dessas entidades é social; além disso, não se tem divisão do patrimônio líquido.
Explicação: