O positivismo de Comte e o materialismo histórico dialético de Marx são concepções que possuem posicionamentos diferentes a respeito do homem, da cultura, da história, da sociedade e da ciência.
Respostas
Sim. Ao compararmos os posicionamentos tomados pelo positivismo de Comte e o materialismo dialético de Marx, podemos inferir que esta afirmativa é correta.
Qual a diferença entre o posicionamento de Comte e de Marx?
No campo dos estudos da sabedoria, percebemos que o positivismo de Comte e o materialismo histórico dialético de Marx assumem posicionamentos diferentes no que diz respeito às questões ligadas ao homem, a cultura, a história, a sociedade e a ciência.
O materialismo dialético de Marx é uma abordagem filosófica da realidade, significando que o mundo material (ou seja, o mundo perceptível aos sentidos), tem uma realidade objetiva independente da mente ou do espírito. Além disso, Marx defendia a tese do conhecimento da agência humana na história, ou seja, que as pessoas seriam capazes de mudar a sociedade opressiva em que vivem, estando essa sociedade em constante mudança conforme o mundo material muda.
O positivismo de Comte aborda estas questões de outra maneira, reconhecendo apenas fatos positivos em fenômenos observáveis, e rejeitando a metafísica e o teísmo. Dessa forma, Comte era contra todos os tipos de elementos irracionais no pensamento social. Ele propõe em cima disso que todas as sociedades teriam três estágios básicos pelos quais elas devem perpassar: o estágio teológico, o estado metafísico e o estágio científico.
Aprenda mais sobre o pensamento de Comte e Marx em: https://brainly.com.br/tarefa/25344224
#SPJ4