"A ligação química, sendo interação de dois átomos (ou grupos de átomos), está intimamente ligada ao rearranjo da estrutura eletrônica, ou melhor, dos elétrons dos átomos dentro de uma molécula. O potencial de ionização e afinidade eletrônica são duas propriedades periódicas que podem nos auxiliar a compreendermos a natureza da ligação química."
Disponível em: . Acesso em: 14 julho 2022.
Com base no seu conhecimento de ligação química interatômicas, quais os tipos de ligações responsáveis por manter os átomos unidos nas substâncias F2, C3H8, CaCl2, NH3, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
Covalentes, covalentes, iônicas e covalentes
Alternativa 2:
Covalentes, covalentes, iônicas e iônicas
Alternativa 3:
Covalentes, covalentes, iônicas e metálicas.
Alternativa 4:
Covalentes, iônicas, covalentes e iônicas
Alternativa 5:
Metálicas, iônicas, iônicas e metálicas
Respostas
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
- Ligação covalente: é formada pelo compartilhamento de elétrons, acontece quando dois átomos eletronegativos se juntam, porém nenhum dos dois têm tendência a perder os seus elétrons, preferindo compartilhá-lo ao invés de doar (H2O, CO2 etc.)
- Ligação iônica: é formada através da troca de elétrons, que geram duas espécies iônicas de cargas opostas que se ligam por meio de atração eletrostática. Normalmente ocorre entre um átomo pouco eletronegativo com outro muito eletronegativo (Na2O, NaCl etc.)
- Ligação metálica: é a ligação responsável por manter átomos de metais ligados (pedaço de qualquer metal, ferro, alumínio, cobre etc. e também em ligas metálicas, como o bronze, latão, aço inox etc.)
- F2:
O F2 é o gás flúor, sendo formado pela junção de dois átomos de flúor, um ametal. Quando uma substância é formada pela junção de dois átomos ametálicos, constitui-se uma ligação covalente.
- C3H8:
O C3H8 é o propano, um hidrocarboneto saturado. Sempre que uma substância for formada entre os átomos de carbono e hidrogênio, será constituída por ligações covalentes.
- CaCl2:
O CaCl2 é o cloreto de cálcio, um sal formado entre a junção de um cátion metálico Ca2+ e dois ânions ametálicos Cl-. Sempre que houver a junção de um elemento metálico com um ametálico, será formada uma ligação iônica.
- NH3:
O NH3 é o gás amônia, formado pela junção de um átomo ametálico com 3 átomos de hidrogênio. Toda vez que o hidrogênio se ligar a um átomo ametálico, será formada uma ligação covalente.