O músculo esquelético humano pode ser dividido em duas categorias gerais: a) fibras lentas tipo I e b) fibras rápidas tipo II (tipo IIx e tipo IIa), que possuem características distintas como apresentado na tabela abaixo.
Embora alguns músculos sejam compostos predominantemente por fibras rápidas ou por fibras lentas, a maioria dos músculos do corpo contém uma mistura de tipos destas fibras lentas e rápidas.
Fonte: ALMEIDA, F. N. Fisiologia Humana. Maringá: Unicesumar, 2019, p. 90.
Na clínica em que trabalha como estagiário, você analisou algumas anamneses, e nessa, tinha algumas informações relacionadas à atividades físicas que os pacientes realizam.
Uma dessas anamneses era de uma pessoa que meia idade, que tinha por hábito a realização de caminhadas longas todos os dias pela manhã, ou seja, atividade de resistência e não realiza outro tipo de atividade física durante o dia. Ao justificar o motivo dessa atividade, foi dito que era por orientação médica para manter a saúde e evitar a sarcopenia, pois em alguns anos entraria na 3ª idade.
A outra anamnese era de um jovem que realiza atividades físicas diárias, com objetivo de hipertrofia, para isso, vai à academia diariamente para realizar atividades de força, e para isso faz suplementação alimentar com compostos proteicos.
Como você ainda está na graduação, relembra de suas aulas de fisiologia humana sobre fisiologia do sistema muscular.
Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre as conclusões que podem ser tomadas sobre os dois pacientes, quanto sua composição muscular.
A) Os dois pacientes possuem e utilizam as fibras do tipo I e II em proporções iguais, pois, embora o tipo de atividade física seja diferente, não há influência no tipo de fibras musculares.
B) Ambos os pacientes possuem diferenças nas proporções de fibras, sendo que o paciente mais velho apresenta maior quantidade de fibras do Tipo I, com menor número de mitocôndrias para respiração celular, e o paciente mais novo possui maior quantidade de fibras do tipo II, com maior quantidade de mitocôndrias, pois realiza em maior quantidade a fermentação lática.
C) Os pacientes analisados possuem diferenças nas proporções de fibras, sendo que o paciente mais velho apresenta maior quantidade de fibras do Tipo I, com número elevado de mitocôndrias para respiração celular, e o paciente mais novo possui maior quantidade de fibras do tipo II, com menor quantidade de mitocôndrias, pois realiza em maior quantidade a fermentação lática.
D) Os pacientes possuem diferenças nas proporções de fibras, assim, o paciente mais velho apresenta maior quantidade de fibras do Tipo II, com maior número de mitocôndrias para respiração celular, e o paciente mais novo possui maior quantidade de fibras do tipo I, com menor quantidade de mitocôndrias, pois realiza em maior quantidade a fermentação lática.
E) Ambos os pacientes possuem e utilizam durante o exercício apenas fibras do tipo I, pois é a fibra que armazena uma menor quantidade de mitocôndrias, portanto realiza em maior quantidade a respiração celular.
Anexos:
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
ambos os pacientes possuem e utilizam durante o exercício apenas fibras do tipo I, pois é a fibra que armazena uma menor quantidade de mitocôndrias, portanto realiza em maior quantidade a respiração celular.
Explicação:
pelo fato de possuírem e utilizarem durante o exercício apenas fibras do tipo I, pois é a fibra que armazena uma menor quantidade de mitocôndrias
respondido por:
2
Resposta:
Explicação:
Também marquei a C, pois quem faz musculação tem menos respiração celular e mais fermentação lática.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,.,,,,,,......