Respostas
Depois de anos de abandono e sabotagem cultural, a Coroa e a corte fujona encontraram um país muito pobre, sujo e mal-educado. Como eles não tinham idéia de quanto tempo teriam que ficar aqui, o jeito foi começar a desenvolver a nossa terrinha. Li recentemente (no livro A Formação da leitura no Brasil) que a primeira prensa (mecanismo para imprimir jornais e livros) chegou aqui por acaso, estava encaixotada dentro de uma das caravelas usadas na fuga! Menos mal, que não se atrasou assim o início das publicações no Brasil (antes era proibido). Ganhamos a Biblioteca Nacional, um museu e uma escola de artes. Não tínhamos artistas, então o rei "importou" alguns da França (pesquise sobre a Missão Artística Francesa). Foi assim que a cultura no Brasil deixou de ser proibida e passou a ser timidamente estimulada.
Oi ,
Naquela época teve um número maior de livros, jornais revistas estrangeiros passou a circular no Brasil .
Ele fundou escolas médicas na Bahia e no Rio de Janeiro. Escolas de artes e ofícios em várias cidades, e estimulou a vinda de artistas intelectuais estrangeiros ao Brasil.
Fundou o Banco do Brasil e
criou três ministérios: Guerra e Estrangeiros; Marinha, Fazenda e Interior e
Supremo Tribunal , Instalou a Junta Geral do Comércio
Após sua chegada, D. João para sustentar a elite que veio com ele,instalou uma série de ministérios, tribunais, secretárias e cartórios, destinados a viabilizar seu governo .
Espero ter ajudado