Respostas
Resposta:
A sustentabilidade do nosso mundo é uma grande preocupação do século XXI. A consciência do impacto da ação humana sobre o planeta levantou diversas questões, não só relativamente ao próprio estado da Natureza (com o degelo dos glaciares ou a extinção de espécies animais e vegetais) mas quanto à própria capacidade de sobrevivência humana face aos danos causados na Terra.
Evidentemente, todas estas questões geraram uma onda ambientalista internacional, que se manifesta em ações de ordem individual, política e organizacional.
Vários países têm assinado acordos, desenvolvido e aplicado estratégias de sustentabilidade e criando verdadeiras linhas de sensibilização com recurso aos meios de comunicação tradicionais e também à mídia digital.
Embora muitas organizações e pessoas se tenham mobilizado no sentido da criação de um mundo mais sustentável, a verdade é que apenas recentemente se começou a sentir a mesma preocupação junto das grandes corporações e marcas.
Hoje, olharemos para o exemplo brasileiro, tentando compreender como o Brasil está a trilhar este caminho rumo a um mundo mais sustentável.
A ação brasileira pela sustentabilidade - O Brasil tem seguido o exemplo do mundo no que diz respeito à busca por um planeta mais sustentável. Esta mudança de mentalidades está bem presente na forma como as suas indústrias começam a explorar novas fórmulas para a gestão da atividade, no sentido de aumentar a reciclagem de produtos e resíduos, de reaproveitar os seus recursos e de reduzir o consumo de determinados materiais poluentes.
A aplicação de novos processos industriais para salvaguardar o ambiente vai além destes conceitos. Hoje, a aplicação do conceito de desperdício zero nas lojas e nos mercados brasileiros começa, também a ser uma realidade.
Esta noção aponta claramente para a redução, a reutilização e a reciclagem… mas vai mais longe, passando também por uma análise das necessidades, uma recusa dos bens desnecessários e até pela compostagem dos produtos naturais.