• Matéria: Geografia
  • Autor: jorgelimasilva
  • Perguntado 3 anos atrás

Os relatos de viajantes e exploradores europeus sobre a África ao longo do século XIX e no começo do século XX, revelam o racismo e as intenções imperialistas das potências ocidentais da época. Para justificar seus ideais, os exploradores ocidentais se baseavam em pseudoteorias. Assinale a alternativa que as apresenta de forma acertada.
( ) Reformista e relativismo
(. ) Evolucionismo social e determinismo racial
( )Darwinismo e iluminismo​

Respostas

respondido por: aalvesluu17
1

Alternativa B é a correta, uma vez que os exploradores ocidentais tinham como princípios que eles eram superiores à aqueles povos, já que possuíam cores e raças diferentes. Por isso, utilizavam como bases para esses princípios o evolucionismo social e o determinismo racial, assim foi a exploração na África no séculos XIX e XX.

Exploração na África e suas características

Sabe-se que o resultado dessa exploração da África foi a trazida dos africanos para o Ocidente, quando chegaram aqui, utilizaram desses povos para serem escravos nas lavouras.

Isso aconteceu porque, como já dito anteriormente, os exploradores ocidentais acreditavam que a sociedade na África era primitiva, por isso era possível que o povo africano fosse subordinado a sociedade deles. Além disso, eles também acreditavam na superioridade de raças através do determinismo racial.

Leia mais sobre Exploração na África: https://brainly.com.br/tarefa/43880697

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares