De acordo com o filósofo argentino mario bunge, a fim de compreender a índole do conhecimento produzido pela atividade científica, precisamos observar que ele pressupõe certas posições filosóficas e certos princípios. Isto é, postulados não verificáveis mas que ajudam a evolução do conhecimento. Tais princípios normatizam as características mais gerais do conhecimento científico. Considerando os princípios e características que norteiam o conhecimento científico, associe as colunas a seguir. I - objetividade 1 - acumulo gradual de conhecimento por meio da confirmação empírica. Ii – positividade 2 - pretensão clara e realista na formulação de enunciados científicos. Iii – racionalidade 3 - pretensão de elaborar cada vez mais proposições e teorias ajustadas à realidade, no papel da ciência em investigar o mundo e prover conhecimentos cada vez mais profundos sobre as coisas. Iv – explicabilidade 4 - todo discurso científico é debatível de forma organizada e o raciocínio formal é um alicerce na construção do conhecimento científico. Assinale a alternativa que representa a associação correta entre as colunas
Respostas
Tomando como base as informações fornecidas pelo texto de apoio e a teoria crítica do filósofo argentino Mario Bunge, podemos afirmar que a alternativa correta para a questão é a Alternativa D.
Qual a teoria do conhecimento científico de Mário Bunge?
Para o filósofo argentino Mario Bunge, as teorias são empiricamente testáveis, ou pelo menos convertíveis (por especificação ou agregação de premissas) em uma teoria verificável por dados observacionais ou experimentais. Nesse sentido, Bunge propõe que o conhecimento científico deve ser objetivo, ou seja, ao desenvolver suas reivindicações e atividades, ele deve ter objetivos claros e práticos. Essas informações também devem contribuir para a atividade construtiva de adquirir continuamente novos conhecimentos baseados em fatos e experiências. Assim, a conversa deve ser sempre fundamentada, apoiada por argumentos e fatos, é apresentada e discutida em um ambiente formal. Tudo isso é feito com a ideia de que o objetivo final do conhecimento científico é explicar os eventos que ocorrem no mundo, ao mesmo tempo em que fornece soluções para questões urgentes.
Completando a pergunta com as alternativas…
a) I-1; II-3; III-2; IV-4.
b) I-3; II-2; III-2; IV-4.
c) I-2; II-4; III-1; IV-3.
d) I-2; II-1; III-4; IV-3.
e) I-2; II-3; III-4; IV-1.
Aprenda mais sobre o conhecimento científico em: https://brainly.com.br/tarefa/43964333
#SPJ4
Considerando os princípios e características que norteiam o conhecimento científico, de acordo com o filósofo argentino Mario Bunge: I-2; II-1; III-4; IV-3.
I - objetividade - 2 - pretensão clara e realista na formulação de enunciados científicos.
II – positividade - 1 - acumulo gradual de conhecimento por meio da confirmação empírica.
III – racionalidade - 4 - todo discurso científico é debatível de forma organizada e o raciocínio formal é um alicerce na construção do conhecimento científico.
IV – explicabilidade - 3 - pretensão de elaborar cada vez mais proposições e teorias ajustadas à realidade, no papel da ciência em investigar o mundo e prover conhecimentos cada vez mais profundos sobre as coisas.
A ciência para Mario Bunge
Mario Bunge (1919-2020) foi físico, filósofo da ciência e humanista. Voltou-se para o entendimento da ciência como atividade social, que proporciona ao homem a melhoria natural e artificial do mundo que vive.
Assim, em seu entendimento a ciência se divide em:
- formal: abstrata, depende da lógica formal para demonstrar e comprovar hipóteses
- fática: prova fatos e objetos, através da observação e experimentação. É uma ciência material que verifica hipóteses provisórias e refutáveis. Possui a característica de racionalidade e objetividade.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre A ciência para Mario Bunge em: brainly.com.br/tarefa/39029349
#SPJ1