Respostas
Resposta:
Na explicação
Explicação:
Energia das marés, ou energia maremotriz, é a eletricidade gerada por meio do desnível da água do mar provocado pelo fenômeno das marés. Trata-se de uma energia limpa, que não produz resíduos poluentes ao meio ambiente e utiliza uma fonte renovável, que é a água. Apesar disso, os custos dos equipamentos ainda são muito altos, e existem impactos para os ecossistemas marinhos nas áreas onde são instaladas as usinas maremotrizes.
A eletricidade gerada pela conversão da energia cinética do movimento de oscilação no nível das águas oceânicas (marés) recebe o nome de energia das marés ou maremotriz.
Sua geração se dá por meio da construção de barragens ou da instalação de turbinas submersas. As hélices das turbinas captam a movimentação da água, e o gerador presente na estrutura converte a energia cinética em elétrica.
Trata-se de energia proveniente de uma fonte limpa e renovável, sendo essa a sua principal vantagem.
Os custos de implementação são elevados, e a sua capacidade de geração é muito menor que de outros métodos mais baratos.
Existem ainda condições específicas para a geração de energia, como a topografia e marés de pelo menos 7 metros de desnível.
O que é energia das marés?
Energia das marés é a eletricidade gerada pela conversão da energia cinética do movimento das águas do mar provocado pelas marés. As marés são um fenômeno oceânico caracterizado pela mudança no nível das águas sob a influência do campo gravitacional da lua e também do Sol. Quando ambos os astros se encontram alinhados com o planeta Terra, as marés são mais intensas.
Como funciona a energia das marés?
A geração de energia por meio das correntes que são causadas pelas marés é comumente advinda do funcionamento de barragens e de turbinas, que se assemelham às turbinas eólicas, porém com as hélices posicionadas na porção inferior do mastro, isto é, abaixo da superfície do mar.
O sistema formado pela barragem realiza o represamento da água e, por esse motivo, costuma ser construído em áreas de baías, enseadas ou reentrâncias do mar no litoral, formando uma espécie de bacia. O controle do fluxo de água é feito por meio de comportas. A água é armazenada quando a maré está cheia, ou seja, quando há um aumento no nível do mar. Quando a maré abaixa, a água é liberada e, durante sua saída, ela obrigatoriamente passa pelas turbinas instaladas na porção inferior das barragens.
No sistema de turbinas, essas estruturas são fixadas na camada de areia que recobre o fundo do mar. A corrente provocada pela alteração no nível da água é a responsável por movimentar as hélices das turbinas que, como mencionamos, ficam localizadas na porção inferior, onde as correntes são mais fortes. O movimento da hélice aciona o gerador, onde se dá a conversão da energia cinética em energia elétrica.
ʕ º ᴥ ºʔ espero ter ajudado, bons estudos ʕ º ᴥ ºʔ