• Matéria: Geografia
  • Autor: kailanesilvamachado4
  • Perguntado 3 anos atrás

Plano Marshall tinha como objetivo
*
1 ponto
a conquista das zonas petrolíferas do Oriente Médio pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
a recuperação da economia americana após a crise de 1929;
a partilha da África entre os Estados europeus, em meados do século XIX;
a recuperação econômica da Europa, após a Segunda Guerra Mundial;
o embargo econômico ao governo socialista de Cuba;

Respostas

respondido por: souzarafaela1035
0

Resposta:

O Plano Marshall que também ficou conhecido como Marshall Plan, deu base para um novo modelo social que viria a ser conhecido como “Estado de Bem-Estar Social” nas décadas posteriores.

Dentro do plano, os serviços necessários à população como saúde, educação, seguro-desemprego, previdência social, deveriam ser oferecidos pelo Estado.

No ano de 1948, para efetuar a coordenação da distribuição dos fundos do Plano Marshall foi criada, portanto, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Os recursos foram então, distribuídos à 16 países incluindo a França, Holanda, Alemanha Ocidental, Reino Unido, dentre outros.

Não se sabe ao certo qual foi o valor total concedido durante todo o plano, mas estima-se porém que o valor aproximado foi de US$ 13 a 18 bilhões. Trazido para os dias atuais, esse valor chega próximo dos US$ 120 bilhões.

O principal objetivo do Plano Marshall foi traçar uma estratégia para combater o avanço do comunismo soviético no início da Guerra Fria.

Por conta disso, o plano está inserido em um conjunto de medidas de combate ao avanço do comunismo que defendia a Doutrina Truman.

Sendo assim, alguns países que viviam sob o controle soviético também foram convidados para participar do plano.

Desse modo, se os EUA não tivessem interferido na Europa Ocidental, a sua própria economia teria sido afetada negativamente.

Pois, com o fim da Segunda Guerra Mundial era imprescindível manter a capacidade da Europa pagar suas dívidas e manter as suas importações.

Concessão de empréstimos a juros baixos foi, portanto, a principal característica deste programa de ajuda dos EUA aos países europeus que aceitassem as condições impostas pelos norte-americanos.

Dentre as condições impostas no Plano Marshall, a principal era que os países que recebessem a ajuda deveriam comprar prioritariamente dos EUA, fazer uma política de estabilização monetária e anti-inflacionária e promover uma política de integração e cooperação.

Este plano acabou, desse modo, colocando um fim no isolamento dos Estados Unidos, levando para a Europa a influência americana, o que garantiu um maior acesso aos EUA nos mercados europeus.

Houve então uma abertura econômica na Europa para receber investimentos norte-americanos. Como consequência os países europeus reformaram seus sistemas financeiros, recuperaram sua produção bem como o nível de consumo.

Perguntas similares