Os documentos que implantaram ou que regulam as avaliações externas sempre apontam como propósito dessas avaliações a criação de uma cultura avaliativa nos sistemas de ensino e nas escolas. Até o surgimento das avaliações externas, a avaliação que predominava nas escolas era a avaliação da aprendizagem, na qual o professor era o avaliador e os alunos os avaliados. A criação de uma cultura avaliativa nos sistemas de ensino e nas escolas implica em:
Respostas
A inclusão de uma cultura avaliativa em nossos sistemas de ensino, permite um melhor feedback por parte dos alunos, assim como corresponde a um método mais humanizador, que avalie os alunos em suas totalidades. As alternativas I, III e V estão corretas.
Cultura Avaliativa na Educação
A educação contemporânea apresenta uma grande carga de cultura avaliativa, tornando-se um grande padrão em nossos sistemas de ensino.
No entanto, ainda há a necessidade de se retirar os estigmas referentes ao processo avaliativo, como formas de estimular os estudantes a aprenderem com seus erros, tornando-os ainda mais partes do processo de ensino.
Estas avaliações, portanto, atuam como mecanismos de feedback importantes, que geram aspectos mais positivos na aprendizagem.
Mais sobre educação e avaliação: brainly.com.br/tarefa/34600222
#SPJ4