Tarsila do Amaral (1886-1973) destacou-se entre os nomes do Modernismo brasileiro, mesmo sem ter participado da Semana de Arte Moderna. Empregando traços simplificados, sob a influência do Cubismo e do artista e professor Fernand Léger, desenvolveu uma obra repleta de brasilidade, fazendo referência a elementos da cultura popular, à fauna, à flora, às cores e às raízes étnicas de nosso povo. O processo antropofágico, defendido por Oswald e Mário de Andrade foi uma inspiração para o trabalho dessa artista. Em que consistia este processo antropofágico?
Respostas
respondido por:
0
A intenção do movimento antropofágico (ou processo antropofágico) foi engolir as influências europeias em toda expressão artística nacional e que as criações de arte fossem 100% inspiradas no Brasil e no brasileiro.
Vamos ver um pouquinho sobre o movimento idealizado pelo esposo de Tarsila do amaral:
Conhecido como parte da Vanguarda Modernista, o movimento teve ínicio com o manifesto antropofágico publicado por Oswsald Andrade na revista Antropofagia publicada em São Paulo . Com a forte ideia de não só engolir as referências mas também de transfigurar a cultura europeia.
Tranformando dos pés a cabeça a identidade cultural do Brasil.
Entenda mais sobre antropofágica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/389295
#SPJ10
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás