Na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Cancún (México) no ano de 2003, o Brasil e mais 19 países em desenvolvimento protagonizaram um movimento contra a política de subsídios agrícolas, desenvolvida pelos países europeus e pelos EUA, que beneficia os agricultores desses países desenvolvidos. A respeito desse desacordo no comércio mundial é correto afirmar que A a reivindicação do fim dos subsídios pretende fazer valer no mercado internacional a maior produtividade nos negócios agropecuários dos países em desenvolvimento, o que se deve à tecnologia mais avançada empregada no processo produtivo. B os países em desenvolvimento optaram por ser exportadores de commodities (produtos agropecuários, minérios, madeiras etc. ) em função desse comércio ser mais valorizado no mercado internacional, por causa da escassez de terras agrícolas nos países desenvolvidos. C o combate aos subsídios agrícolas vem de setores cada vez mais minoritários no interior dos países em desenvolvimento, visto que a maioria deles, o Brasil inclusive, está abrindo mão dos produtos agrícolas e especializando-se em bens industriais, com alto valor agregado. D os enormes subsídios agrícolas aos agricultores dos países desenvolvidos são uma forma de protecionismo ("fechamento") de seus mercados internos, o que contraria a abertura muitas vezes exigida dos mercados dos países em desenvolvimento. E a participação modesta (e cada vez menor) dos países em desenvolvimento no mercado internacional não está relacionada às políticas protecionistas dos países desenvolvidos, mas sim à grande ineficiência produtiva, o que os torna isolados no contexto da globalização
Respostas
Uma das principais medidas adotadas por países desenvolvidos, como os EUA, consiste no protecionismo econômico em relação aos subsídios agrícolas, como formas de impedir a entrada de empresas estrangeiras no setor (Alternativa D).
Protecionismo Econômico na Agricultura
A agricultura tem se tornado uma grande atividade no cenário mundial, fundando o conceito de agronegócio, em que muitas empresas passaram a operar neste mercado, por conta da expansão das commodities.
No entanto, países desenvolvidos, que já apresentam um elevado capital, passam a gerar protecionismo econômico em suas ações, "fechando" seus mercados para empresas externas, de forma a valorizar o próprio mercado interno, através também de subsídios agrícolas diretos.
Mais sobre agricultura e subsídios: brainly.com.br/tarefa/15214216
#SPJ4
Resposta:
D) Os enormes subsídios agrícolas aos agricultores dos países desenvolvidaos...
Explicação: