A) APONTE quais características devem ser avaliadas pelo profissional nutricionista no exame físico em relação aos sinais e sintomas apresentados pela paciente quanto ao cabelo, pele e tecido subcutâneo. COMENTE quais seriam as características em condições normais que deveriam ser apresentadas pela paciente em relação ao cabelo, pele e tecido subcutâneo.
B) EXPLIQUE a partir dos componentes apresentados no caso clínico, de avaliação do estado nutricional (história alimentar, exame físico e medidas corporais), quais são os fatores, doenças ou carências nutricionais associados a tais condições? Exemplo: no jantar a paciente consome leite e café com bolacha de maisena representando uma monotonia alimentar, refeição pobre em nutrientes.
Respostas
Resposta:
No exame físico o nutricionista deve realizar uma avaliação sistemática e progressiva, desde os cabelos até os pés, utilizando-se também da semiologia para a observação dos sintomas relatados. Neste sentido e cenário, o profissional deve avaliar e observar por meio de palpações e inspeções a palidez acentuada da pele, as mucosas e ainda a dificuldade de cicatrização da pele, além da queda do cabelo perda de brilho e seu estado mais seco. Outro ponto importante a ser observado é também em relação a perda do tecido subcutâneo, ou seja, a perda de gordura corporal. Em condições normais a pele da idosa deveria apresentar cor uniforme, lisa, aparência saudável de forma compatíveis com a sua idade. Já seu cabelo deveria apresentar aspectos brilhantes, firmes e difíceis de arrancar, aparência normal e
espessa, crescimento e macios ao toque. Por fim, seu tecido subcutâneo deveria estar em níveis considerados normais, porém sem excesso e sem a presença de edemas.
Explicação: espero ter ajudado!!!