"[. ] pode considerar-se o fundador do racionalismo moderno e da filosofia moderna. E isso, não tanto pelo seu sistema filosófico, que encerra materialmente uma quantidade de elementos tradicionais, transcendentes, espirituais e realistas, quanto pelo novo método. Este seu método, logicamente desenvolvido e aplicado, levará à supressão dos elementos acima lembrados [. ] afirma ser único método da ciência o método racionalista, dedutivo, próprio da matemática, pretendendo reduzir a filosofia à matemática. E, portanto, terminará por enclausurar o espírito humano nos limites do mundo natural, porque só aí a matemática acha a sua legítima aplicação. " (PADOVANI e CASTAGNOLA, 1996, p. 289). O trecho acima se refere ao filósofo tido como "o pai da filosofia moderna". Assinale a alternativa que indica quem foi ele. Selecione uma alternativa: a) Francis Bacon. B) Tales de Mileto. C) Pitágoras de Samos. D) René Descartes. E) São Tomás de Aquino
Respostas
Tendo como base as informações fornecidas pelo texto de apoio, podemos inferir que o filósofo tido como “o pai da filosofia moderna” é o francês René Descartes. A alternativa correta, portanto, é a Alternativa D.
Por que René Descarte é considerado “o pai da filosofia moderna”?
O filósofo francês René Descartes foi frequentemente chamado de “pai da filosofia moderna”, e isso se deu em grande parte por ele ter sido o responsável pelo aumento da atenção dada à epistemologia no século XVII. Ele também é considerado como um precursor da escola racionalista de pensamento, devido às suas vastas contribuições para os campos da matemática e da filosofia na modernidade. Embora os elementos de sua filosofia não fossem completamente novos, sua abordagem a eles era, por isso recebeu o título de "o pai da filosofia moderna".
Aprenda mais sobre René Descartes em: https://brainly.com.br/tarefa/4337267
#SPJ4