• Matéria: Filosofia
  • Autor: lali857
  • Perguntado 3 anos atrás

2. Na instalação Intolerância, do artista goiano Siron Franco, o impacto da simulação de corpos amontoados traz a trágica lembrança das vítimas da ditadura militar. A obra foi instalada pela primeira vez na inauguração do Memorial da Liberdade (2002), no interior do Museu Imaginário do Povo Brasileiro, local em que os presos políticos eram interrogados e torturados, na região central da capital paulista. Por que, na opinião do grupo, a obra foi instalada no Memorial da Liberdade? ​

Respostas

respondido por: angelpercam2000
0

Sobre a instalação “Intolerância”, de Siron Franco, podemos afirmar:

  • A instalação da obra no Memorial da Liberdade tem um significado importante para a preservação da memória política brasileira. Inaugurado em 2002, o memorial foi um dos locais em que os presos políticos eram interrogados e torturados, durante a vigência da Ditadura Militar de 1964.

  • Dessa forma, a instalação da obra de Franco em um local de representatividade da defesa dos Direitos Humanos reforça o sentido de que olhar para o passado é importante na construção do futuro, em especial no que se refere ao respeito às diferenças ideológicas e políticas.

Museu

O museu é um local de guarda da memória histórica e cultural de uma comunidade, sendo considerado uma referência para a realização de visitas e pesquisas ligadas a diversos temas, tanto os de ordem política quando de fatores históricos.

Assim, a preservação de documentos, de objetos, de fotos e vídeos é um meio de garantir a permanência da raiz cultural em meio aos tempos modernos, de forma a se promover uma sociedade mais consciente dos seus direitos e atuante na defesa do bem comum.

Saiba mais sobre memória e preservação em:

https://brainly.com.br/tarefa/22799702

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares