Respostas
Resposta: O Fórum Mundial da Educação, que aconteceu em abril de 2000 na capital do Senegal, Dakar, é considerado um marco para a educação global. Isso porque lá diversos países se comprometeram a atingirem seis objetivos da ‘Educação para Todos’ (EFA, em inglês), estabelecidos no evento.
Desse modo, atenção e educação na primeira infância, universalização do ensino primário, p; igualdade entre os sexos, p; redução do analfabetismo, e a busca por uma educação de boa qualidade passaram a ser monitorados e um prazo para atingi-los foi estabelecido: o ano de 2015.
A responsabilidade pela coordenação do programa e monitoramento da situação dos países foi delegada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No entanto, é bastante claro que o comprometimento deveria partir dos governos nacionais.
Dakar disse, oito anos atrás, ser “inaceitável que em pleno terceiro milênio haja mais de 113 milhões de crianças sem acesso a um ensino de qualidade e 880 milhões de adultos analfabetos, que ainda haja discriminação entre os gêneros nos sistemas de educação e a aquisição de valores humanos e competências estejam tão distantes das aspirações e necessidades dos indivíduos e das sociedades”.
O monitoramento das metas de Dakar ajuda na avaliação da situação da educação no mundo.
Explicação: