Nas primeiras linhas do Manifesto do Partido Comunista, Marx e Engels afirmam: 'Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns com os outros. Nessa mesma obra, no capítulo intitulado 'Burgueses e proletários', e também no Livro I de O Capital, os autores se referem a um tipo específico de trabalhadores como o 'lumpemproletariado'.
Respostas
respondido por:
0
O sentido correto do termo "lumpemproletariado" é: Operários de reserva, trabalhadores ocasionais, desempregados de plantão, cuja condição social era ainda mais baixa que a dos assalariados regulares.
Marx e Engels e o proletariado
Em sua obra "Manifesto do Partido Comunista", Marx e Engels questionam o papel do trabalhadores na oposição que definiria a tese do materialismo histórico: a contradição entre os trabalhadores e os donos de bens de produção e capital, que segundo os autores, dão sustentação a história da humanidade.
Mais ainda, os autores viam com diferentes atuações econômicas e políticas, os operários pertencentes a diversas classes:
- operários com alguma especialização
- trabalhadores recém chegados do campo (em numero impressionante)
- trabalhadores estrangeiros
- os lumpemproletariado: trabalhadores pobres, de classes social muito baixa, que trabalhavam ocasionalmente e que não possuíam consciência revolucionária.
Bons estudos!
Aprenda Mais sobre Marx e Engels e o proletariado em: brainly.com.br/tarefa/15920499
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás