1) no depoimento mirna afirma sua identidade relacionando-a com seu lugar de vivência. cite o trecho onde isso ocorre.
Respostas
O trecho em que Mirna associa a sua identidade ao seu lugar de vivência é: Nos espaços urbanos, territórios e territorialidades são resultantes das relações de poder e da afirmação de identidade de diferentes grupos sobre seus lugares de vivência. Assim, diferentes grupos ocupam espaços distintos e entre eles existem fronteiras que separam os territórios.
Lugar de vivência
O lugar de vivência esta associado diretamente a um espaço geográfico que já fez ou que faz parte de nossa história de vida, sendo um lugar onde compartilhamos a vida com outras pessoas e que é um lugar que temos carinho.
Esse lugar é cheio de afetividade, construindo com a família e outros grupos sociais, podendo incluir ainda as ruas, as praças, as casas, o bairro, as árvores, cidades que conhecemos bem e com as quais estamos acostumados e todos os recursos que era frequente do dia a dia.
Complemento da pergunta:
Territórios e territorialidades
Qual é o seu território? Você e sua turma têm uma “quebrada”?
Antes de responder a essa pergunta, vamos discutir o conceito de território. Nas Ciências Humanas, território está associado à influência, à
ocupação ou ao domínio de parte do espaço por um indivíduo, uma
instituição, um grupo etc. À primeira vista, podemos pensar que as relações com o território envolvem apenas o exercício de poder, mas os
territórios também podem ser definidos ou delimitados por relações
de identificação cultural.
O compartilhamento de elementos culturais, por exemplo, a
música, a dança, o esporte, as gírias, a culinária e também os modos de
se vestir e se divertir estão diretamente relacionados à maneira
como as pessoas enxergam a si e aos outros. Esses elementos
possibilitam uma afirmação da identidade cultural e ajudam a dar
significado aos lugares de vivência.
Yi-Fu Tuan (1930-), geógrafo chinês radicado nos Estados Unidos, criou o termo topofilia (a partir da junção das palavras gregas topus e filo, que significam respectivamente “lugar” e “afinidade”) para descrever o estudo da percepção dos lugares pelas pessoas a partir de seus sentimentos e experiências, da relação de identidade com o ambiente e dos elementos culturais. Com base nessa interpretação, a afetividade que um indivíduo ou grupo apresenta em relação a determinados lugares e a afirmação da identidade cultural no espaço urbano produzem territórios e fronteiras.
Essa manifestação de identidade cultural em parte do espaço é chamada territorialidade, processo gradual e contínuo capaz de criar
novos territórios (territorialização), reconstruir territórios (reterritorialização) ou acabar com territórios existentes (desterritorialização).
Nos espaços urbanos, territórios e territorialidades são resultantes
das relações de poder e da afirmação de identidade de diferentes
grupos sobre seus lugares de vivência. Assim, diferentes grupos
ocupam espaços distintos e entre eles existem fronteiras que separam
os territórios.
Texto de Mirna Moreira (1994-).
Entenda mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ1