Henrique acaba de abrir uma cafeteria no centro da cidade, próximo a um grande centro de escritórios corporativos recém-inaugurado.
TEXTO:
EMBORA RECENTEMENTE, O NEGOCIO APRESENTA UM OTIMO MOVIMENTO, EO INVESTIMENTO DE HENRIQUE JA COMEÇA A DAR SINAIS DE POTENCIAL ACIMA DO ESPERADO COMO, POR EXEMPLO, NOS HORARIOS DE PICO, LOGO PELA MANHA, POUCO ANTES DO INICIO DO EXPEDIENTE NOS MUITOS ESCRITORIOS INSTALADOS NO CENTRO CORPORATIVO. POREM, ESSE MOVIMENTO ACABA GERANDO GRANDES FILAS NA CAFETERIA, E ISSO TEM PREUCUPADO O HENRIQUE QUE COMEÇA A SE PERGUNTAR,SERA QUE AS FILAS SAO UM BOM SINAL, DEMONSTRANDO QUE O NEGOCIO ESTA SENDO UM SUCESSO E QUE MUITOS CLIENTES ESTAO PROCURANDO O ESTABELECIMENTO ?OU SERA QUE ELA E UM FATOR NEGATIVO, SINALIZANDO QUE ALGO DE ERRADO ESTA OCORRENDO?
Sem saber como interpretar e tratar a questão, Henrique vai em busca de apoio especializado e contrata sua empresa para lhe prestar uma assessoria. Então, na condição de consultor de Henrique, responda às seguintes questões:
a) Que considerações você pode fazer sobre sua preocupação com a ocorrência das filas?
b) Que solução você pretende propor para que ele consiga promover a melhor gestão de seu negócio?
c) Comente rapidamente como funciona e quais etapas integram a alternativa sugerida.
Respostas
Podemos avaliar o funcionamento do sistema de Henrique por diversos critérios:
1. Probabilidade de espera: quando o custo de uma demora no atendimento é grande. Exemplo: problemas de estoque.
2. Probabilidade de espera maior: quando os clientes não toleram a espera por mais do que certo tempo. Exemplo: aviões esperando para aterrissar.
3. Tempo médio de espera: quando a demora ocorre por um conjunto de fatores.Exemplo: tempo perdido numa fábrica por máquinas paradas aguardando serviço.
4. Probabilidade de a fila ser maior do que necessário: quando há erro no dimensionamento do espaço para acomodar a fila. Exemplo: número de cadeiras na sala de espera de um consultório médico.
5. Tamanho médio da fila: quando a fila de clientes é reflexo da fila interna entre funcionários. Exemplo: tempo total perdido por empregados esperando a cozinha finalizar algum prato.
6. Perda de tempo relativa. Em muitos casos, o critério de avaliação é a perda de tempo relativa, definida como a relação entre o tempo de espera e o tempo de serviço. Ex: a maquina de café demora mas os demais atendimento são ágeis e acaba compensando.
Respostas:
a) Como consultor, lhe explico sobre a teoria das filas de espera que é um método estatístico que permite estimar as demoras que ocorrem quando um serviço tem de ser proporcionado quando a chegada se dá ao acaso.
b )A fila portanto resulta da impossibilidade de programação, pois, se fosse possível prever o número e o horário dos clientes, seria também possível evitar completamente a espera e não haveria fila. Na maioria dos casos, porém, é impossível programar; assim, as filas, embora não desejadas, são inevitáveis.
c) Um estudo de tempo médio de espera e a média de clientes por períodos do dia é imprescindível para desenharmos estratégias de melhorias. Tais estratégias como pedidos prévio por telefone, reservas de pedidos, sistema de drive thru, aumento de caixas em horários de pico e aumento de produção baseada em números.
Planejamento, programação e controle da produção
PPCP são ferramentas utilizadas pelas organizações para planejar e controlar os recursos, lidar com imprevistos, avaliar e melhorar o nível de qualidade dos processos produtivos das organizações.
O principal objetivo da ferramenta é desenvolver um processo produtivo mais eficiente visando os melhores resultados para a unidade de produção.
Aprenda mais sobre ppcp aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8392486
#SPJ1