Segundo Silva (2018), a linguística estrutural saussuriana não ficou reduzida somente no reduto universitário onde Saussure desempenhava sua função de professor, desestabilizando uma tendência de pensamento sobre a língua, bem como, motivando uma mudança de pensamento em diversos lugares da Europa e da América. Com características teóricas próprias, a escola estruturalista americana teve como referência intelectual Leonard Bloomfield e o seu projeto fora descrever as línguas indígenas americanas, a partir de dados e métodos próprios e não em tradições ou experiências prévias (ILARI, 2011).
ILARI, Rodolfo. O estruturalismo linguístico: alguns caminhos. In: MUSSALIM, Ana Christina Bentes; BENTES, Ana Christina (Orgs). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011, v. 3, p. 53 – 92.
SILVA. Vera Lucia da. Linguística I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. [Unidade IV].
A respeito do estruturalismo norte-americano, avalie as afirmações a seguir.
I. O estruturalismo norte-americano, através de Bloomfield, fez uma descrição minuciosa da língua dos povos indígenas considerando dados obtidos através de pesquisas.
II. A teoria de Saussure influenciou diretamente o estruturalismo norte americano, através de Bloomfield que foi até Genebra aprender a teoria e aplicar o mesmo método de pesquisa no seu contexto geográfico.
III. A linguística estrutural de Saussure provocou mudanças em relação aos estudos da língua e os pesquisadores de cada região desenvolveram métodos próprios adequando-os a sua realidade.
IV. O linguista Leonard Bloomfield imitou, teoricamente, Saussure considerando o contexto europeu para reaplicar a teoria nos cursos de Letras das universidades americanas.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Alternativa 3:
I e III, apenas.
Explicação: Páginas 139 e 140 do livro Linguística I. Vera Lucia da Silva.
Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Reimpresso em 2019.
192 p.
“Graduação - EaD”.
1. Linguística. 2. Linguagem. EaD. I. Título.
ISBN 978-85-459-1154-8
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás