“Max Weber analisa o desenvolvimento das sociedades ocidentais e o surgimento do moderno capitalismo industrial como um imenso processo de racionalização da vida e de desencantamento do mundo. E a origem desse processo de racionalização do capitalismo moderno está no puritanismo, motivado pela ação racional com relação a valores e, no caso do trabalho, com relação a fins. Ferreira (2010, p. 27) explica que, para Weber, “o trabalho feito como vocação in majorem Dei gloriam tornou-se uma ação racional com relação a fins – a busca da riqueza como um esporte”. O processo de racionalização da vida, no entanto, se expande além do controle dos próprios valores religiosos. Weber, nesse aspecto, é enfático:
No que a ascese se pôs a transformar o mundo e a produzir no mundo os seus efeitos, os bens exteriores deste mundo ganharam poder crescente e por fim irresistível sobre os seres humanos como nunca antes na história. Hoje seu espírito – quem sabe definitivamente? – safou-se desta crosta. O capitalismo vitorioso, em todo caso, desde quando se apoia em bases mecânicas, não precisa mais desse arrimo. (Weber, 2004, p. 165)”.
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017, p. 27.
Com base no texto acima, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I. A busca de riqueza como um esporte contrariava a tese protestante de que Deus é Soberano sobre todas as coisas.
Alternativa 2:
II. O capitalismo se desenvolveu como um processo de racionalização da vida e que teve influência do pensamento protestante, especialmente sobre encarar o trabalho como bênção de Deus.
Alternativa 3:
III. O capitalismo, ainda hoje, continua precisando de um arrimo, no caso a religião protestante para o seu desenvolvimento sempre contínuo.
Alternativa 4:
IV. O processo de desencantamento do mundo foi produzido pelo protestantismo quando lançou as bases da Reforma contra o catolicismo medieval e suas crenças ultrapassadas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: A resposta certa é alternativa
Explicação:
respondido por:
2
Resposta: alternativa 1 pag. 27
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás