Na Ásia, desde o final da Segunda Guerra mundial, os teólogos têm procurado se libertarem das teologias ocidentais a fim de tornar o Evangelho mais relevante para suas próprias situações da vida. Há uma frase muito comum entre os acadêmicos asiáticos que diz: “ideias são criadas no continente europeu, corrigidas na Inglaterra, corrompidas na América e amontoadas na Ásia”. Desse modo, por causa do crescente nacionalismo e reafirmação dos valores tradicionais na Ásia, empurrar a teologia do “homem branco” sobre os asiáticos já não é mais possível.
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. Maringá: UniCesumar, 2017.
Considerando (V) para verdadeira e (F) para falsa, analise as seguintes afirmativas sobre a teologia pós-colonial.
I. Os continentes africano e asiático foram os mais impactados pela cultura ocidental e, em especial, pelo cristianismo de modelo europeu.
II. A teologia indígena foi elaborada pelos brancos para dar voz aos excluídos dos povos nativos das Américas.
III. A teologia asiática tem lutado contra a multiplicidade de culturas religiosas divergentes.
As afirmações I, II e III são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V.F.V.
Alternativa 2:
V.F.F.
Alternativa 3:
F.V.V.
Alternativa 4:
V.V.V.
Alternativa 5:
F.F.V.
Respostas
Tomando como base o texto de Sérgio Gini e as afirmativas sobre a teologia pós-colonial, a alternativa correta é a Alternativa 5.
Qual a relação entre o continente asiático e o cristianismo?
- Errado. De fato os continentes Africano e Asiático foram impactados pelo cristianismo de modelo europeu, mas isso se deu de maneira mais intensa nas Américas.
- Errado. A teologia foi um instrumento de dominação por parte dos brancos e não uma forma de dar voz aos povos nativos das Américas.
- Correto. O que podemos observar hoje é o crescimento da luta por parte da teologia cristã asiática contra as outras religiões presentes no continente.
O cristianismo foi uma das justificativas que as potências européias usaram para explorar diversos continentes do globo. Através da disseminação da doutrina cristã, nações europeias como a Espanha e Portugal procuraram “educar” e “reformar” a cultura das américas e da áfrica, mas não tanto do continente asiático.
A grande questão no que diz respeito ao cristianismo no continente asiático é que a teologia cristã foi moldada pela interação das comunidades cristãs com as sociedades ao seu redor em um contexto histórico bastante específico.
Aprenda mais sobre o continente asiático em: https://brainly.com.br/tarefa/20719590
#SPJ1
Resposta: Alternativa d.
V.V.V.
Explicação: Página 138 e 139 do livro teologia e pós-modernidade.