• Matéria: História
  • Autor: theoxsz
  • Perguntado 3 anos atrás

ajudemmm

1. COMENTE SOBRE A SITUAÇÃO ECONÔMICA PORTUGUESA APÓS A UNIÃO IBÉRICA, EVIDENCIANDO A FALTA DE COMPETITIVIDADE DO AÇÚCAR NO MERCADO INTERNACIONAL.

2. FAÇA UMA RELAÇÃO ENTRE A DESCOBERTA DO OURO NA COLÔNIA E SUA MUDANÇA DEMOGRÁFICA.

3. CITE EXEMPLOS DE CIDADES E VILAS QUE SE DESENVOLVERAM DURANTE A ATIVIDADE MINERADOURA NO BRASIL.

4. QUAIS FORAM AS MOTIVAÇÕES DA CHAMADA GUERRA DOS EMBOABAS?

5. CITE AS CONSEQUÊNCIAS DA GUERRA DOS EMBOABAS PARA A COLÔNIA PORTUGUESA.​

Respostas

respondido por: andredeggau
2

Após a União Ibérica, o açúcar português produzido no Brasil começou a perder força. Isso se deu sobretudo porque o produto brasileiro, que antes tinha virtual monopólio, começou a competir com o produto que vinha do Caribe e era mais barato.

O Ouro e suas disputas

O ouro foi descoberto no Brasil em 1695 e sua extração logo tornou-se a atividade econômica dominante do Brasil. Tão grande foi essa concentração que o eixo econômico do Brasil mudou para o sudeste, causando também mudança demográfica para aquela região. Várias vilas e cidades se desenvolveram ali, como São Paulo (1711) e o Rio de Janeiro ganhou proeminência e virou capital do Brasil em 1763.

A mudança demográfica para o sudeste também causou tensões, como a Guerra dos Emboabas. A Guerra dos Emboabas (1707-1709) foi uma disputa entre os bandeirantes paulistas e os imigrantes, chamados pejorativamente de emboabas. Consequências diretas foram a criação da cidade de São Paulo e a divisão da grande capitania de São Vicente em duas províncias, que hoje correspondem aos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

Saiba mais sobre a Guerra dos Emboabas: https://brainly.com.br/tarefa/684350

#SPJ1

Perguntas similares