Respostas
respondido por:
0
Nível socioeconômico na região Nordeste
A disparidade do nível socioeconômico da população da região Nordeste é uma realidade evidente que precisa ser enfrentada.
A região possui uma população estimada em 53 milhões de pessoas e sua economia é formada, basicamente, por atividades agropecuária e industrial e pelo turismo e comércio.
Podemos dividi-la em quatro sub-regiões com níveis socioeconômicos completamente diferentes. São elas:
- Zona da mata – é a sub-região mais desenvolvida e industrializada, onde estão localizadas as áreas litorâneas e os principais centros urbanos. Possui atividade industrial diversificada, sistema de transporte e infraestrutura adequados, já que são fundamentais para o desenvolvimento das indústrias e circulação de mercadorias, pessoas, mão-de-obra, matérias-prima e capitais;
- Agreste – possui atividades ligadas à agricultura e pecuária. No entanto, devido à baixa tecnologia, a produtividade é baixa. O trabalho é tradicional, rudimentar e muitas vezes precário. Fornece alimentos à sub-região da zona da mata;
- Sertão – a principal atividade econômica é a agropecuária, sendo a criação de caprino mais intensa, já que são animais menores e que se adaptam às condições climáticas do local (clima semi-árido e com grandes períodos de seca, o que gera a escassez de água e de áreas de pastagem). A agricultura (precária em razão da seca) é voltada apenas para a produção de alimentos para o consumo das próprias famílias.
- Meio norte – Possui uma parte do Piauí e do Maranhão, sendo, portanto, uma sub-região de transição entre o nordeste e o norte. As atividades econômicas consistem em rural, extrativista e pastoril. É importante mencionar que o sul do Maranhão encontra-se no mapa da soja e a produção dessas áreas é mecanizada em grandes latifúndios.
Espero que tenha ajudado
Entenda mais sobre as subdivisões da região Nordeste aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1799144
#SPJ10
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás