• Matéria: Direito
  • Autor: Rejanepaimlima
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia atentamente a notícia abaixo e responda à questão a seguir:



Filho de Martin Luther King critica políticas migratórias dos EUA

Luther King III foi à fronteira em dia que lembra o 55º aniversário do discurso "I have a dream" pronunciado por seu pai



L





Martin Luther King III, filho do histórico pastor e ativista político Martin Luther King Jr., esteve nesta terça-feira no muro fronteiriço entre Estados Unidos e México, onde criticou as políticas "draconianas" do governo americano que separaram centenas de famílias imigrantes.

Luther King III chegou hoje ao Parque da Amizade, que fica entre a cidade mexicana de Tijuana e San Diego, na Califórnia, na companhia da sua esposa e da sua filha, no dia que em que se lembra o 55º aniversário do famoso discurso "I have a dream" pronunciado por seu pai.

"Este muro atrás de mim se transformou em um símbolo de ódio e divisão, que levou à separação de crianças dos seus pais, pôs em perigo as comunidades fronteiriças e cobrou a vida de pessoas em busca de segurança e liberdade", lamentou o filho do histórico líder do movimento de direitos civis. "Meu pai era um construtor de pontes, não de muros", acrescentou o ativista e defensor dos direitos humanos, que ressaltou que a liderança do seu pai se baseava em "derrubar muros". "Muros de segregação e separação racial, muros de discriminação e divisão, muros de medo e ignorância que foram criados para prevenir a unidade das pessoas de todas as raízes", completou.

Luther King III dirigiu estas palavras no mesmo lugar onde meses antes o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, informou da implementação da política de "tolerância zero" contra a imigração ilegal que derivou na separação de centenas de famílias que chegaram à fronteira sem documentos.

Desde então, o governo dos Estados Unidos separou na fronteira sul 2.654 crianças dos seus pais e, até o momento, ainda com um mandado judicial envolvido, mais de 500 menores não retornaram para suas famílias.

"Não podemos descansar até que todas as crianças sejam reunificadas com seus entes queridos", ressaltou o ativista diante de dezenas de pessoas, entre membros da comunidade de imigrantes e funcionários públicos.

Após seu discurso, Luther King III se dirigiu até a c

Respostas

respondido por: helenbatistamaues
1

A partir do fato de que Luther King III foi até a cerca conversar com imigrantes mexicanos, e de que seu pai lutava para o fim do racismo nos Estados Unidos já na década de 1970, a resposta correta é a letra E - A revelação de Pedro Ríos a respeito dos imigrantes haitianos permite pensar sobre a relevância da militância de Martin Luther King Jr. para além das fronteiras dos EUA.

Martin Luther King

Martin Luther King  foi um ativista que lutava pelos direitos dos negros e para o fim do racismo e segregação social.

Seu filho mostrou na reportagem que segue o mesmo caminho e vai além do país onde vive, pois se preocupou com os imigrantes haitianos, conforme a revelação de Pedro Rios.

Notei que a questão estava incompleta, seguem alternativas para melhor compreensão da questão:

  • a. A partir da declaração de Martin Luther King III fica evidente como as atuais políticas do governo Trump estão em plena concordância com os preceitos de Luther King Jr.
  • b. Ao afirmar "Meu pai era um construtor de pontes, não de muros", o filho de Martin Luther King Jr. faz uma dura crítica ao governo Obama, que se empenhou na construção de muros ao longo da fronteira.
  • c. Ao abordar a questão do muro na fronteira contra o México, Luther King III recupera parte da tradição de luta de seu pai que militou justamente nessa região, no extremo sul dos EUA e no norte do México. ERRADA
  • d. Ao afirmar que as pessoas buscam “segurança e liberdade” Luther King III faz uma crítica aos imigrantes que vão aos EUA esperando que o governo local cuide do que deveria ser responsabilidade individual de cada cidadão.
  • e. A revelação de Pedro Ríos a respeito dos imigrantes haitianos permite pensar sobre a relevância da militância de Martin Luther King Jr. para além das fronteiras dos EUA.

Entenda mais sobre Martin Luther King em: https://brainly.com.br/tarefa/5440259

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares