A Grécia é reconhecida como a origem da civilização, sendo assim, a colaboração dos gregos no setor da Educação - mais precisamente na esfera das convicções da formação humana - é de grande valia. Vale frisar que os gregos foram benevolentes ao abordarem as tendências educacionais, contudo as doutrinas dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles preponderam em relação aos outros pensadores daquele tempo. Nesse contexto, enfatizou-se a competição entre Esparta e Atenas, já que ambas tinham como referência dois modelos de organização social, bem como duas noções de educação. Com relação às cidades-estado citadas e seus respectivos ideais, avalie as afirmativas a seguir. I. Atenas era uma cidade animosa que louvava com orgulho seus heróis gladiadores. II. Esparta concordava com a educação dogmática, em que a razão do Estado prevalecia. III. Atenas visava que o sujeito assimilasse a ideia da verdade, do belo e do bem. IV. Esparta foi uma cidade na qual habitava uma sociedade patriarcal e humilde. Está correto o que se afirma em: a. I, II, III e V. b. I, II e III, apenas. c. II, apenas. d. I, III e V, apenas. e. II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta: II e III, apenas
Explicação: Esparta, uma sociedade guerreira, glorificava, sobretudo, os heróis guerreiros. Defendia uma educação totalitária , uma educação militar e cívica repressiva , em que todos os interesses e ram sacrifica dos à razão do Estado. Atena s, uma cidade -estado democrática , nos moldes daquela época , usava o processo educativo como um meio para que o indivíduo alcançasse o conhecimento da verdade, do belo e do bem .
Dogmática: Dogmatismo é uma corrente filosófica que se fundamenta nas verdades absolutas. Consiste em acreditar em algo, por imposição e de forma submissa, sem questionar a sua veracidade.
silvialagustera:
Correto, confirmado no AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás