• Matéria: Matemática
  • Autor: Joaoromao01
  • Perguntado 3 anos atrás

Para a avaliação da resistência ao cisalhamento dos solos, emprega-se, comumente, o critério de ruptura de Mohr-Coulomb, que consiste na utilização do círculo de Mohr, representando as solicitações, e de uma envoltória, que representa a resistência ao cisalhamento do solo. Os círculos representam as tensões (normais e cisalhantes) em qualquer plano da massa de solo e a envoltória define os limites de resistência ao cisalhamento para cada um desses planos.

Os esquemas de 1 a 4 ilustram os círculos de Mohr e as envoltórias para quatro diferentes estados de tensão em um ponto de uma massa de solo. Nos esquemas, C representa a coesão do solo, φ é o ângulo de atrito, σ representa as tensões normais (sendo σ1 a tensão principal maior, σ2 a tensão principal intermediária e σ3 a tensão principal menor) e τ representa as tensões cisalhantes.
A respeito desses esquemas, avalie as afirmações a seguir:



I. O esquema 1 corresponde a uma amostra de solo que se encontra submetida somente a uma pressão hidrostática e, nesse estado, a tensão de cisalhamento é nula.

II. O esquema 2 corresponde a uma amostra de solo que excedeu a resistência ao cisalhamento em mais de um plano, o que não é permitido pelo critério de Mohr-Coulomb.

III. O esquema 3 corresponde a uma amostra de solo que se encontra submetida a uma tensão cisalhante inferior à sua resistência ao cisalhamento.

IV. O esquema 4 corresponde a uma amostra de solo que atingiu a resistência ao cisalhamento em algum plano e, por essa razão, ocorreu a ruptura.
quais itens estão correto, de acordo com o documento anexo?

Anexos:

Respostas

respondido por: EngAnthony
2

Resposta:

Explicação passo a passo:

II e IV, apenas.

Perguntas similares