Respostas
Resposta:
As tecnologias assistivas englobam produtos tecnológicos e ações e práticas que promovam a inclusão. São normalmente categorizadas conforme sua funcionalidade e natureza, em:
1. Tecnologias de auxílio
Materiais, utensílios e produtos cujo objetivo é promover autonomia na rotina da pessoa com deficiência. São produtos adaptados que auxiliam na alimentação, banho, necessidades pessoais, etc.
2. Comunicação aumentativa e alternativa (CAA)
Para quem tem dificuldade de fala ou ausência, ou com dificuldade de escrita, existem produtos como pranchas de comunicação, elaboradas com simbologia gráfica (RASAAC, SymbolStix, Widgit, PCS ou Bliss), letras ou palavras escritas, além de vocalizadores e softwares que realizam leitura e interpretação de textos e tradução para a língua brasileira de sinais.
3. Recursos de acessibilidade ao computador
Equipamentos que auxiliam a pessoa com deficiência a utilizar o computador com autonomia, como teclados em Braille, ampliados, ergonômicos ou simplificados. Além disso, existem mouses adaptados, programas que ampliam a tela, lupa virtual, ponteiras de cabeça, de luz e softwares dedicados de síntese e reconhecimento de voz.
4. Sistema de controle de ambiente
Tecnologias para pessoas com limitação motora para ligar aparelhos, iluminação ou sistema de refrigeração em determinados locais. Para isso, dispositivos conectados a um controle remoto podem ser utilizados e, hoje, a inteligência artificial dos assistentes virtuais auxiliam nesse quesito, por comando de voz.
5. Projetos arquitetônicos para acessibilidade
São adaptações estruturais e reformas no ambiente, como acesso por rampas, elevadores, adaptações em banheiros e mobiliário, retirando ou reduzindo as barreiras físicas, facilitando a locomoção ou o uso.
6. Órteses e Próteses
São aparelhos, trajes ou ajustes que melhoram ou possibilitam os movimentos em pessoas com deficiência motora ou que tenham perdido algum membro, como membros artificiais ou recursos ortopédicos (talas e apoios). As órteses são colocadas junto a uma parte do corpo, feitas sob medida e conforme a necessidade, e as próteses são peças artificiais que substituem, corrigem ou ampliam partes de uma função natural.
7. Adequação postural
Recursos que contribuem para uma postura adequada da pessoa com deficiência, dando suporte e posicionamento de membros, seja sentado, deitado ou em pé, como estabilizadores ortostáticos, almofadas, posicionadores e contentores.
8. Auxílios de Mobilidade
São equipamentos utilizados na melhoria da mobilidade pessoal, como as bengalas, muletas, andadores, carrinhos, cadeira de rodas ou estratégias que contribuam para a mobilidade da pessoa.
9. Auxílio para pessoas cegas ou de baixa visão
São recursos que buscam dar independência a pessoas com deficiência visual ou baixa visão, como o auxílio de lentes, lupas, softwares leitores de tela, leitores de texto, ampliadores de tela, hardwares com impressoras Braile e animais acompanhantes.
10. Auxílios para pessoas surdas ou com déficit auditivo
Podem ser utilizados equipamentos (infravermelho, FM), aparelhos para surdez, telefones com teclado-teletipo (TTY), sistemas com alerta táctil-visual, campainhas luminosas, softwares tradutores para libras e intérpretes de Libras.
11. Adaptações em veículos
Acessórios e adaptações que permitam que uma pessoa com deficiência possa dirigir um veículo, como arranjo de pedais, acessórios para guidão, rampas e elevadores para cadeiras de rodas, em ônibus, camionetas e outros veículos automotores modificados para uso de transporte pessoal.