Este é um tema que causa grande discussão, porém a maioria dos autores tem como senso comum que líderes não nascem líderes, tornam-se líderes. A perspectiva de que a liderança é intrínseca a algumas pessoas, pressupondo-se que estas já nascem líderes e assim sendo possível determinar os traços de liderança que foi criticada e hoje já não é mais aceita, sendo substituída pela perspectiva de o líder ser uma pessoa comum e que sua capacidade de liderar depender do contexto, do ambiente e das atividades e ações por ele desenvolvidas.
Para Chiavenato (2000), a Teoria das Relações Humanas confirmou o impacto que a liderança exerce em relação ao comportamento das pessoas, existindo assim três principais teorias. Assinale a alternativa que apresenta estas teorias.
a.
Traços de Personalidade, Estilos de liderança, Situações de personalidade
b.
Traços de Personalidade, Estilos de liderança, Situações de liderança
c.
Traços de Personalidade, Estilos de liderança, perfil de liderança
d.
Traços de liderança, Estilos de personalidade, Situações de liderança
e.
Traços de Personalidade, Estilos de gerenciamento, Situações de liderança
Respostas
Resposta:
A LETRA C.
Traços de Personalidade, Estilos de Liderança, Perfil de Liderança.
Explicação:
Resposta:
Traços de Personalidade, Estilos de liderança, Situações de liderança
Explicação:
Para Chiavenato (2000), a Teoria das Relações Humanas confirmou o impacto que a liderança exerce em relação ao comportamento das pessoas, existindo assim três principais teorias.
Teoria dos Traços da personalidade – aqui o sujeito detém características impressionantes da personalidade que o credencia para a atividade.
Teoria dos Estilos de liderança – refere-se ao apontamento de três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal.
Teoria das Situações de liderança (Teoria Contingencial) - nesta teoria, o sujeito assume padronização distinta em acordo com o momento e contexto, em diferentes membros do coletivo.