Respostas
Resposta:O sistema nervoso possui três funções básicas:
Sensitivas: diversos estímulos e informação são captados por receptores sensitivos, também conhecidos como neurônios receptores, que estão pelo corpo. Por exemplo, um ferimento na pele ou o aumento da temperatura externa faz com que os neurônios sensitivos atuem.
Integradoras: células nervosas, chamados de interneurônios ou neurônios conectores, fazem a análise, processamento e armazenamento dos estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos.
Motoras: essa última fase é executada pelos neurônios motores, também conhecidos como neurônios eferentes ou efetuadores, que em contato com órgãos efetores recebem uma informação do cérebro e executam uma ação de acordo com a situação.
Sistema nervoso central (SNC)
O sistema central é responsável por captar e transmitir informações para o corpo. Ele é composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e medula espinhal.
- Meninges: formam um conjunto de membranas que reveste e protege o SNC. São elas: dura-máter (camada superficial), aracnoide (camada intermediaria) e pia-máter (camada interna).
- Cérebro: esse órgão controla a maioria das funções no corpo humano. Ele possui uma formato bem característico - vários sulcos e reentrâncias que geram as circunvoluções. Esse órgão possui dois hemisféricos que controlam diversas funções. O direito, por exemplo, é responsável pelo raciocínio lógico, enquanto o esquerdo controla criatividade. Algumas funções, como a fala, são controladas por ambos.
- Cerebelo: também chamado de pequeno cérebro essa estrutura é formada por dois hemisférios (direito e esquerdo) que estão ligados por uma parte a estreita chamada de vermis. Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.
Tronco encefálico: essa estrutura está localizada na parte inferior do encéfalo, sendo formada pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. Sua principal função é conduzir os impulsos nervosos do cérebro até a medula espinhal e vice-versa.
Medula espinhal: esse órgão é uma espécie de cordão de tecido nervoso que passa pelo canal da coluna vertebral. A medula está subordinada ao cérebro, mas pode agir de forma independente. Além de funcionar como um canal condutor de impulsos nervosos, essa estrutura controla os movimentos do corpo. Deste modo, uma pancada nessa região pode causar danos físicos e psicológicos.
Sistema nervoso periférico (SNP)
O sistema periférico conduz as informações dos órgãos periféricos até o SNC e traz de volta as informações para os órgãos. Esse subsistema é formado pelos nervos e gânglios.
- Gânglios: correspondem a um aglomerado de neurônios, geralmente com forma esférica, que estão localizados fora do SNC.
- Nervos: são filamentos nervosos envolvidas por tecido conjuntivo. Eles se ramificam por toda extensão do corpo e são responsáveis pela comunicação entre os órgãos e o SNC.
Existem três tipos de nervos: os sensitivos (aferentes) que levam o estímulo da periferia do corpo até o SNC e motores (eferentes) que trazem a resposta do SNC para músculos ou glândulas. Já os nervos mistos, são sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Os nervos também podem ser divididos em:
• Raquidianos ou espinhais: compostos por 31 pares que realizam a conexão da medula espinhal com os diversos músculos do corpo.
• Cranianos: compostos por 12 pares que realizam a conexão do encéfalo para os músculos ou dos órgãos sensoriais para o encéfalo.
O SNP ainda possui uma subdivisão:
- Sistema nervoso somático: composto por fibras motoras que levam os impulsos do SNC até os músculos esqueléticos. Ele controla os movimentos voluntários das pernas, braços, troncos, etc.
- Sistema nervoso autônomo: também formado fibras motoras, contudo elas conduzem os impulsos do SNC para os músculos lisos das vísceras e do coração. Diferente do sistema anterior, sua principal função é comandar os órgãos internos do corpo e, consequentemente, as atividades involuntárias.
Esse último sistema está dividido em duas partes opostas, mas que garantem o equilíbrio do corpo: o sistema nervoso simpático (estimula o funcionamento dos órgãos) e sistema nervoso parassimpático (inibe o funcionamento dos órgãos).
Explicação: