Considere o excerto abaixo no qual o historiador Jacques Le Goff nos fala acerca do que consiste a Revolução Documental:
“...numa multiplicidade de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme, ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem”.
LE GOFF, Jacques. A História Nova. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p.28.
Com base nas informações acima, considere a alternativa que apresenta corretamente o nome da escola histórica que promoveu essa revolução documental.
Respostas
A escola histórica que promoveu a Revolução Documental se chama Escola dos Annales.
Essa escola, surgida na França no início do século XX, exigia que as fontes históricas não se limitassem somente aos documentos escritos.
Ou seja: que outras fontes, como documentos orais, filmes e fotografias também fossem considerados como fontes históricas.
Qual a importância da Escola dos Annales para a história?
A Escola dos Annales contribuiu muito para a história proporcionando que ela não fosse mais tão rígida e tradicional.
Com a possibilidade da análise de novos tipos de documentos como fontes históricas, a história passou a ser vista de maneira interdisciplinar.
Veja mais uma questão relacionada à Revolução Documental e à Escola dos Annales aqui: https://brainly.com.br/tarefa/25471589.
#SPJ1
Resposta:
alternativa d. Escola dos Annales
Explicação: