• Matéria: Contabilidade
  • Autor: thaynaraschmidt76
  • Perguntado 3 anos atrás

Caro aluno, leia com atenção os textos a seguir e realize a atividade proposta:

Mercado de Carbono

O mercado de carbono é um tema que atrai a atenção do mundo inteiro. Esse foi um dos principais assuntos na 26ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Mudanças do Clima, a COP 26, que ocorreu entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021 em Glasgow, na Escócia. No âmbito do Acordo de Paris, o artigo 6º prevê a implantação do Mecanismo de Desenvolvimento Sustentável (MDS), visando à consolidação de um mercado de carbono global. Até 2012, vigorou um mercado regulamentado pelo Protocolo de Quioto, que usava um crédito chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

Transformar a descarbonização das economias em créditos é mais um incentivo para que todas as nações consigam aderir e atingir a meta global, estabelecida no Acordo de Paris (2015), de limitar o aquecimento do planeta em 1,5ºC, até 2100, em relação aos níveis pré-industriais.

O que é mercado de carbono?

Mercado de crédito de carbono é o sistema de compensações de emissão de carbono ou equivalente de gás de efeito estufa. Isso acontece por meio da aquisição de créditos de carbono por empresas que não atingiram suas metas de redução de gases de efeito estufa (GEE), daqueles que reduziram as suas emissões.

Fonte: PORTAL DA INDÚSTRIA. Indústria de A-Z: Mercado de Carbono. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2022.

Com base nos créditos de carbono responda as seguintes questões:

1. Como funciona o mercado regulado de carbono?

2. Qual a sua opinião sobre o crédito de carbono? Você acredita ser algo vantajoso para as empresas e para o meio ambiente?

Respostas

respondido por: angelpercam2000
3

Em relação ao mercado de carbono e ao desenvolvimento sustentável, podemos afirmar:

  • a) O mercado de carbono tem sua regulação estabelecida nos eventos destinados à discussão sobre a redução de emissões de carbono na atmosfera. O primeiro deles foi o Protocolo de Kyoto. Cada tonelada de carbono não emitida dá direito a um crédito de carbono. O país que atingiu a meta recebe um certificado do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL, podendo vender seus créditos aos países mais poluentes.

  • b) O crédito de carbono é um importante instrumento regulador das ações poluentes ao redor do mundo, pois visam à redução nas emissões de gases na atmosfera, gerando como consequência a diminuição do efeito estufa.

  • As empresas que investem em créditos de carbono estão se beneficiando, na medida em que podem atrair a atenção de pessoas comprometidas com a preservação ambiental, além de clientes que praticam o consumo consciente. O meio ambiente, por sua vez, também é beneficiado, já que a redução implica melhoria da qualidade do ar e da sustentabilidade no planeta.

Crédito de carbono

O crédito de carbono é uma espécie de moeda que permite aos países a aquisição de um certificado, no qual consta a iniciativa de preservação do meio ambiente. Para adquirir um crédito, é necessário a redução de 1 tonelada na emissão de CO2 na atmosfera. Além de ser importante para a redução dos gases que provocam o efeito estufa, os créditos ainda podem ajudar na conscientização ambiental, ao chamar a atenção de todos os países do mundo para a urgente necessidade de ações sustentáveis.

Saiba mais sobre efeito estufa em:

https://brainly.com.br/tarefa/42301091

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares