Em sua crítica a Tales de Mileto, o pensador alemão Hegel afirmou que a proposição pela qual o primeiro filósofo ficou conhecido – cuja formulação seria aproximadamente ‘a água é o princípio essencial de todos os seres’ – é filosófica porque enunciaria a concepção de que tudo é um. Assim, a infinda multiplicidade dos seres remeteria a uma unidade essencial. Para Hegel, porém, esse princípio essencial deve ser absolutamente diferente dos seres que ele gera, sustenta e comanda. Com base no que foi dito, é CORRETO afirmar: *
a) Hegel concorda com a tese de Tales de que a água é o princípio essencial dos múltiplos seres.
b) Hegel afirma que a multiplicidade não pode ser submetida a um princípio essencial.
c) O primeiro filósofo afirma que o princípio essencial é universalmente diferente dos seres gerados.
d) Hegel supõe que a filosofia diz a unidade dos seres, mas que a essência não é um ser entre outros.
e) Tales se baseou na necessidade da água para os seres vivos, para fundar a filosofia da natureza.
Respostas
respondido por:
0
Tales de Mileto baseou sua ideia da essência na observação de que a água era essencial para a vida, por isso a opção correta é a letra E.
Filosofia e metafísica
Chamamos de metafísica a parte da filosofia que tem como objetivo estudar verdades para além da física, ou seja, que falam além da origem da natureza também sobre princípios da natureza. Os primeiros filósofos faziam exatamente isso, estudar sobre a origem do mundo.
Um desses filósofos foi Tales de Mileto que dizia que a água era a essência de todas as coisas, ele afirmou isso pois observava que ela era necessária para todos os seres vivos. Daí surgiu a ideia de que o ponto essencial de tudo era a água.
Para saber mais sobre filosofia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24797725
#SPJ4
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás