1) O que escreveram os filósofos Hipócrates e Aristóteles sobre o esporte? (valor 0,5) 2) Na idade Média com o crescimento do Cristianismo que pregava mais a purificação da alma do que do corpo, o esporte entrou em estagnação e só foi revivido em que período? (valor 0,5) 3) Quando e onde foi criada a Confederação Brasileira de Basquetebol? (valor 0,5) 4) Como deve ser o campo de jogo do basquetebol? (valor 0,5) 5) O que o jogo de basquetebol tem por objetivo? (valor 0,5)
Respostas
Resposta: Fica evidente que o esporte é em todas as sociedades atuais um fenômeno extremamente importante. Defrontamo-nos com ele a toda hora e em todos os instantes, mesmo sem praticá-lo. [...] Isso vem gerando uma influencia cada vez maior sobre nossa 'cultura de movimento', e principalmente sobre o conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física (KUNZ, 2006, p. 22).
Assim, a partir de observações e vivências como docentes, e o estudo de textos que comprovam a dimensão exacerbada que o esporte tomou na sociedade atual, ficamos interessados em pesquisar na literatura específica, a origem do esporte moderno a fim de entendermos como esse importante elemento da cultura corporal de movimento, portanto, conteúdo da educação física escolar, conforme Coletivo de Autores (1992); veio a se tornar esse fenômeno que Kunz (2006) expõe no trecho citado acima.
Buscaremos em nossa pesquisa, as origens primitivas do esporte, o surgimento do esporte moderno, o inicio dos jogos olímpicos da era moderna, alguns exemplos da influencia do esporte na política e na sociedade mundial e brasileira no decorrer do século XX, como também a perspectiva histórica do movimento “esporte para todos” (EPT) desde sua criação na Noruega.
Os primórdios do esporte e dos Jogos Olímpicos
As raízes do desporto têm origem no início da vida primitiva com os exercícios para o corpo, necessários para a sobrevivência do ser humano, como as caminhadas, a caça, a natação, a defesa, e nos momentos de lazer, com a dança (LYRA FILHO, 1973). Assim, o esporte nasceu a partir da necessidade do homem de se movimentar e seu fascínio pelo jogo, que segundo relatos pode anteceder até mesmo a cultura (PEREIRA, 1980). Para entender a essência do esporte, e necessário vinculá-lo ao jogo, onde o jogo é o elo entre a cultura e o esporte (TUBINO, 1993).
Existem duas correntes diferentes no que se diz sobre a origem do esporte: uma relaciona o surgimento do esporte com finalidades educacionais desde os primórdios; a segunda vê o esporte como fenômeno biológico, e não histórico (TUBINO, 1993). Tubino (1993) ressalta que o ponto em comum entre essas linhas de pensamento que se tornou a principal bandeira do desporto: a competição, onde se houver esporte deve haver disputa. A competição se origina de uma versão mais agressiva do jogo (PEREIRA, 1980).
Quando deixou de ser nômade o homem passou a sofrer ataques em suas terras, assim a solução foi o agrupamento, que resultaram nas primeiras nações, e idéias de atividade física, onde estavam incluídas as práticas com objetivos higienistas no oriente e a ginástica grega com caráter educativo e preparatório para guerra (TUBINO, 1993).
Após ultrapassarem as condições primárias de sobrevivência, as civilizações vivenciaram as primeiras experiências do que futuramente se tornariam as atividades esportivas, como por exemplo, os egípcios que já praticavam esgrima, arremessos e remo; e vale ressaltar que essas práticas ocorriam desde 4.000 A. C. (PEREIRA, 1980). Os jogos com bola também se mostraram presentes em diversas civilizações primitivas, inclusive nos índios das Américas (LYRA FILHO, 1973).
A Grécia foi à sociedade mais voltada à cultura esportiva na história antiga, onde os espartanos eram belicistas e adoradores dos exercícios corporais, e os atenienses como intelectuais, interpretavam os jogos esportivos como parte da cultura, da religião, e como meio de educação (PEREIRA, 1980). Os gregos tinham no esporte e na atividade corporal, meio de formação para os jovens, iniciando aos seis anos de idade com a ginástica (MARINHO, 1980).
O esporte da antiguidade, observado desde a pré-história teve como principal manifestação os Jogos Gregos que compreendiam as Olimpíadas, os Jogos Fúnebres e os Jogos Píticos (TUBINO, 1987). Esses jogos foram os primeiros registros de uma competição organizada e marcaram a história esportiva por representarem a idéia inicial de esporte (TUBINO, 1993).
Os Jogos Olímpicos foram realizados 293 vezes em 12 séculos, de quatro em quatro anos, em Olímpia, na Élida, em homenagem a Júpiter, e deveriam elevar a Zeus, o Deus supremo (TUBINO, 1993). Segundo o autor, havia um regulamento rígido, os escravos poderiam somente assistir, enquanto as mulheres nem mesmo observar.
Explicação: