A anatomia forma a base para prática da medicina. Leva o médico em direção a um conhecimento da doença do paciente, quer esteja executando um exame físico ou usando técnicas por imagens mais avançadas. A anatomia também é importante para dentistas, quiropráticos, fisioterapeutas e todos os outros envolvidos em qualquer aspecto de tratamento de pacientes que comece com uma análise de sinais clínicos. A capacidade de interpretar uma observação clínica corretamente, portanto, é o ponto final de um conhecimento anatômico sólido."
DRAKE, R. L.; VOGL, A. W.; MITCHELL, A. W. M. Gray's - anatomia para estudantes. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2010
Analise as colunas a seguir:
COLUNA 1
a. Variação anatômica.
b. Monstruosidade.
c. Anomalia.
COLUNA 2
I. Um exame de imagem de dois indivíduos diferentes, mostra o fígado com tamanhos distintos, contudo, em ambos os casos não existe prejuízo à função hepática.
II. Um indivíduo possui sindactilia, ou seja, apresenta um ou mais dedos unidos entre si, e tal alteração promove distúrbios na realização de atividades funcionais.
III. Um recém-nascido apresenta uma deformação acentuada no crânio, e é diagnosticado com anencefalia (não formação do encéfalo).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Alternativas:
Respostas
Resposta:
A: 1/ B:2/ C: 3
A:I - B: II / C: III
Explicação:
A: variação anatômica: ou seja, o fígado com tamanhos distintos, sem causar prejuízo a saúde.
B: monstruosidade: ser ou coisa cuja constituição se apresenta de forma contrária à natureza; exemplo: sindactilia.
C: Anomalia: substantivo feminino Particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum. Caraterística do que desigual ou falta de regularidade de um corpo, um produto, uma matéria, um fenômeno natural, uma coisa qualquer etc.: anomalia de caráter genético.
Resposta: Av1 - Anatomia e Fisiologia Humana
c)a-I, b-III, c-II
I. Um exame de imagem de dois indivíduos diferentes, mostra o fígado com tamanhos distintos, contudo, em ambos os casos não existe prejuízo à função hepática. VARIAÇÃO ANATÔMICA
II. Um indivíduo possui sindactilia, ou seja, apresenta um ou mais dedos unidos entre si, e tal alteração promove distúrbios na realização de atividades funcionais. ANOMALIA
III. Um recém-nascido apresenta uma deformação acentuada no crânio, e é diagnosticado com anencefalia (não formação do encéfalo). MONSTRUOSIDADE
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
2) e)As afirmações II e III estão corretas
II. Durante um exame de tomografia computadorizada, para referência no exame, o equipamento emite um laser que divide o corpo em duas metades aparentemente semelhantes, similar ao plano mediano.
III. Em uma aula de anatomia humana, o professor demonstra duas metades de uma cabeça que foi divida ao meio, formando uma metade anterior e outra posterior, constatando-se que o corte foi realizado no plano sagital ou frontal.
3)b)Apenas a afirmativa II está correta
II. A ossificação intramembranosa consiste na formação diretamente do tecido ósseo no interior de membranas de tecido conjuntivo (no mesênquima), sendo o processo formador dos ossos frontal, parietal e de partes do occipital, do temporal, do maxilar e da mandíbula.
4) c)A substância compacta do osso apresenta trabéculas mais aderidas umas às outras e é mais resistente, situando-se principalmente na parte externa dos ossos.
5)b)Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
I) O material encontrado entre os ossos que compõe as articulações podem ser formadas de tecido conjuntivo ou tecido cartilaginoso.
III) A grande amplitude de movimento realizada pelas articulações sinoviais permitem que realizamos ações como levantar objetos.
IV) As articulações cartilaginosas podem ser divididas em sincondrose e sínfise, diferenciando-as pelo tipo de tecido cartilaginoso que as compõe.