Produza um texto de 20 linhas, expondo seu pensamento pessoal sobre o tema. Faça um paralelo ao mito de osiris
Respostas
Osíris é o Rei dos Mortos e sua história e simbologia nos fala sobre transformação, redenção e esperança. Segue o texto completo abaixo.
Explicação:
O registro mais antigo do Mito de Osíris data do século XXIV a.C. em escrita hieroglífica, mas acredita-se que seja ainda mais antigo. Sua importância é essencial para compreensão da metafísica egípcia e consequentemente, também da nossa, que por cruzamentos do Mundo Antigo acabou influenciando a cultura hebraica, grega, árabe, dentre outras. Assim como o Livro dos Mortos, nos mostra a noção de um mundo pós-morte, contando a história de seu governante, Osíris, marido e irmão de Ísis e pai de Hórus.
Quem era Osiris?
Resumidamente, Osíris governava o Egito e acaba sendo morto por seu irmão, Set, que o coloca em um caixão, jogando em seguida no Rio Nilo. O corpo acaba subindo em direção ao Mediterrâneo e onde para, um frondoso e vasto jardim nasce, dessa forma Ísis consegue encontrar o corpo de seu marido e retorna com ele para o Egito.
Lá ele retorna à vida graças à magia de Ísis, mas mais uma vez é morto por seu irmão, Set, que dessa vez separa seu corpo em quatorze pedaços e os espalha. Ísis consegue encontrar todas as partes, exceto seu falo, que é reconstruído através de magia e então Ísis se deita com seu marido cadáver e dá origem à Hórus, que é considerado um símbolo de esperança.
O que Osiris fez após retornar dos mortos?
Osíris consegue assim voltar a vida e mesmo podendo governar entre os vivos, escolhe ser o rei do Mundo dos Mortos, onde fica responsável pela decisão final sobre o destino de cada alma após o coração ser pesado em uma balança e comparado ao peso de uma pena de Maat, a deusa da justiça e da verdade.
Caso seja mais pesado, a alma é devorada por Amut, uma entidade monstruosa composta pela mistura de vários animais. Toda esse rito é sempre registrado por Toth, que representaria simplificadamente o conhecimento.
No ocultismo e principalmente entre os gnósticos, há uma fórmula conhecida como I.A.O., que representaria o grande deus gnóstico e a forma como a natureza funciona. Ísis (I) seria a representação da natureza,que tudo gera, tudo dá, tudo provém.
Ela seria arruinada por Apófis (A), que representa a morte, a ruína, a destruição. Então Osíris (O) pegaria essa matéria morta e transformaria em algo novo gerando vida novamente, em um ciclo infinito. Osíris então representa ao mesmo tempo a transformação e a redenção, a noção de que nada é de fato destruído, mas transformado em outra coisa.
Saiba mais sobre Osiris aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/26884497
#SPJ4