No aspecto evolutivo, a prática da Psicologia nas organizações desenvolveu -se a partir do início do século XIX, sob o nome de Psicologia industrial, sendo definida como "o estudo do comportamento humano nos aspectos da vida relacionados com a produção, distribuição e uso dos bens e serviços de nossa civilização. Fonte: LARA, K.C.; DUARTE, C.C.; CESAR, E.O.; PEREIRA, G. Psicologia organizacional e do trabalho- retrato de produção científica na última década. Psicol. cienc. prof. 31 (4) • 2011. Considerando a origem da Psicologia organizacional e sua evolução ao longo dos anos, analise suas nomenclaturas e relacione com as contribuições dentro das organizações. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. 1 - Psicologia Industrial. 2 - Psicologia Organizacional. 3 - Psicologia do Trabalho. ( ) Finalidade de aumentar a produção considerando o sujeito como uma peça da máquina. ( ) Assume o papel de contribuir com o bem estar social e qualidade de vida do colaborador. ( ) Tem a finalidade de atuar no recrutamento/seleção e avaliação dos funcionários. a. 1, 2, 3. b. 2, 1, 3. c. 3, 2, 1. d. 1, 3, 2. e. 2, 3, 1.
Respostas
Dados os conceitos relativos à Psicologia Organizacional, é correto afirmar o que se encontra na alternativa:
a. 1, 2, 3.
Sobre a Psicologia Organizacional e suas mudanças
Da mesma forma que na sociedade, as relações trabalhistas sofrem mudanças ao longo do tempo.
As mais significativas ocorreram após o surgimento da Revolução Industrial, a qual impactou diversos aspectos sociais, o que sem dúvida inclui a gestão de pessoas nesse processo.
Dentro disso, surge o que a época se conhecia como psicologia industrial e que anos depois transformou-se nos conceitos de psicologia organizacional e psicologia do trabalho.
Estas variações compreendem os universos de desenvolvimento de um bom ambiente na empresa, bem como da gestão de seus processos e rotinas.
Saiba mais sobre psicologia organizacional em:
https://brainly.com.br/tarefa/21156598
#SPJ1