Leia o texto abaixo:
TEXTO 1
A morte das obras faz parte de sua existência artística na contemporaneidade. No século XX, nos anos 30, Henri de Waroquier foi pioneiro ao realizar inúmeras esculturas efêmeras em papel rasgado, plasticina e vegetais, sendo destruídas depois de serem fotografadas, sendo que a sua obra era efêmera, mas a sua representação fotográfica destinada para durar. Georges Rousse seguiu os mesmos passos nos anos 80, fotografando as suas pinturas, as quais eram realizadas sobre muros e paredes que seriam destruídos. Indo mais além, apareceram as obras de arte destinadas a destruição após uma exposição ou happening, são obras concebidas para um lugar e um tempo definido. Mas ao se despir das obrigações da perenidade e se apropriando das noções da efemeridade, a arte contemporânea fica consideravelmente enriquecida, esta abordagem também teve consequências empobrecedoras para a arte, por efeito de pêndulo. De fato, a conservação material das obras tem se tornado mais difícil, levando a degradação irreversível de um patrimônio inestimável, e conduzindo a questão: a arte contemporânea é durável?
Art Éphémère. Les Atamanes, 2013. Disponível em: https://www.lesatamanescom/article/art-ephemere. Acesso em: 22 de set. 2021.
Considerando o texto, analise as afirmações a seguir:
I. O enriquecimento da arte escultura por meio da efemeridade pode ser entendido como a exploração de novas sensações, percepções, possibilidades de reflexões e expressividade artística.
II. A arte contemporânea reflete os valores atuais da sociedade capitalista que valoriza a fluidez, consumo exagerado, descarte constante, ou seja, a efemeridade como base dos valores vigentes.
III. A efemeridade das instalações e esculturas na contemporaneidade reflete a fugacidade da vida, o temor diante da morte, o desapego diante da materialidade, uma abordagem artística que visa transcender a condição mortal.
IV. As consequências empobrecedoras da efemeridade podem ser entendidas como o abandono das técnicas clássicas de escultura e o uso de materiais e utensílios modernos e cotidianos para montar estruturas ou composições volumétricas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Explicação:
pra mim são todas
A alternativa correta é a alternativa 5 pois na arte contemporânea há efemeridade refletindo valores atuais da sociedade, refletindo a fugacidade e brevidade da vida havendo inclusive o afastamento das técnicas clássicas de escultura.
A efemeridade dentro da arte contemporânea pode ser durável?
Podemos observar que na arte contemporânea o traço do efêmero é uma abordagem artística recorrente, tem um sentido especial, muito embora por vezes possa ser confundido e se passar por ambivalente.
O sentimento de efemeridade fora introduzido na arte com a finalidade de enriquecer o aspecto criativo na contemporaneidade. Assim o artista tem certa liberdade no sentido de não mais haver necessidade de preservação da obra, desta forma ele se apoia em novos tipos de materiais.
Há uma confluência de valores da atualidade, trazendo novas formas de sensações calcadas na fluidez. Assim o artista tende a representar a fugacidade da vida atual.
Para saber mais sobre arte contemporânea acesse https://brainly.com.br/tarefa/32382437
#SPJ2
I, II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.